CI

Embrapa e IFRJ promovem fórum sobre a industrialização de alimentos

Entre as atividades, haverá palestras sobre as oportunidades, financiamento à agroindústria de pequeno porte e a legislação sanitária para o processamento de alimentos


A promoção de um fórum para debater assuntos técnicos relacionados ao processamento de alimentos no estado do Rio de Janeiro, principalmente nas regiões Metropolitana e Sul fluminense, acontecerá no dia 14 de agosto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Nilo Peçanha, em Pinheiral, RJ. Produtores rurais, empreendedores agrícolas, instituições de pesquisa, de assistência técnica, órgãos do governo poderão manifestar suas carências, dificuldades e sugestões em relação ao desenvolvimento agroindustrial de alimentos na região.

Entre as atividades, haverá palestras sobre as oportunidades, financiamento à agroindústria de pequeno porte e a legislação sanitária para o processamento de alimentos, proferidas por pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio) e da Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro. Este evento integra o projeto "Difusão e popularização de ciência e tecnologia de alimentos como estímulo à agroindustrialização no Estado do Rio de Janeiro", coordenado pela pesquisadora Renata Torrezan, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, e financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O centro de pesquisas da Embrapa pretende cooperar com os interessados locais, de modo a estimular e difundir conhecimentos, experiências, idéias para agregar valor à produção rural do estado.
 
Dentre as ações deste projeto, já foram ministrados neste ano cursos gratuitos de capacitação em Pinheiral e o último no Colégio Técnico da Universidade Rural, no município de Seropédica: um de boas práticas de fabricação de alimentos, coordenado por Renata Torrezan e instruído pelos analistas Fernando Teixeira Silva, Antônio Xavier Farias e Roberto Machado, destinado aos manipuladores de alimentos, com um total de 13 participantes; e outro sobre o mesmo tema, mas voltado para estudantes; houve ainda, um terceiro, sobre produção de queijos minas frescal, prato e mussarela, com 21 alunos, instruído por Fernando, que em junho, levou o mesmo curso para o CTUR.

Dando continuidade aos encontros, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilo Peçanha, localizado na Rua José Breves, 550 – Centro, abrigará em seu auditório Prof. Luiz Pedro Antunes, os 150 participantes que se inscreverem gratuitamente para assistir à programação do fórum, que se inicia às 8h e vai até as 17h30min. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.