Embrapa e instituições da África do Sul firmarão parceria
CI
Imagem: Nadia Borges
MUNDO

Embrapa e instituições da África do Sul firmarão parceria

“A África do Sul está comprometida com o enfrentamento dos desafios da segurança alimentar"
Por: -Leonardo Gottems

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, participou nesta quarta-feira (15) de videoconferência com o embaixador da África do Sul no Brasil, Ntsiki Mashimbye, para estudar uma parceria entre instituições dos dois países. Foram abordadas também questões como o investimento em ciência e agropecuária e a modernização e capacitação de comunidades de pequenos agricultores. 

“A África do Sul está comprometida com o enfrentamento dos desafios da segurança alimentar e com o desenvolvimento de empreendedores agrícolas”, disse o embaixador, destacando a necessidade de fortalecimento do setor, especialmente em cenários de incerteza, a exemplo da atual pandemia do coronavírus. 

Segundo Ntsiki Mashimbye, as primeiras conversas sobre cooperação bilateral ocorreram entre os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, ainda no ano passado. “Os dois presidentes fizeram um balanço das relações entre os dois países e concordaram em áreas prioritárias de cooperação, entre as quais a agricultura, identificada como um setor que apresenta oportunidades favoráveis ao fortalecimento da parceria”, disse.  

“Não há dúvidas de que a experiência do Brasil em transformar-se em uma potência na exportação de alimentos, em apenas 50 anos, representa uma lição de potencial estratégico para o nosso país”, completou. 

Para o presidente da Embrapa, a empresa tem consciência da importância de todo o continente Afircano. “Sabemos da importância do continente africano, onde estão concentradas 60% àreas de expansão agricultável do planeta”, comentou, destacando as semelhanças entre as áreas de savana e o Cerrado brasileiro. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink