CI

Embrapa ensina amostragem de plantas de mandioca

O curso vai repassar as informações necessárias para que os interessados possam fazer a coleta de amostras


Foto: Marcel Oliveira

Na próxima segunda-feira (30/11), às 14h, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), a Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) e a Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizam o I Treinamento Teórico-prático de Amostragem de Plantas de Mandioca.

O evento vai ser ministrado pelos engenheiros-agrônomos Herminio Rocha e Helton Fleck, coordenadores da “Rede de multiplicação e transferência de material propagativo com qualidade genética e fitossanitária" (Reniva). É destinado a produtores de mandioca, técnicos de assistência técnica e extensão rural (Ater) e de agências de defesa fitossanitária, responsáveis técnicos (engenheiros-agrônomos e engenheiros-florestais), empresários, técnicos e estudantes das áreas de produção vegetal e maniveiros — produtores de manivas-semente, figura recente na cadeia produtiva da mandioca, instituída pela Rede Reniva.

O curso vai repassar as informações necessárias para que os interessados possam fazer a coleta de amostras de plantas de mandioca e as enviem para análises em laboratório. A medida é uma das bases para obtenção de plantas matrizes sadias, premissa do Reniva.

Além das palestras que vão abordar a importância da qualidade genética e fitossanitária dos materiais de plantio de mandioca (Helton Fleck) e os aspectos técnicos da Rede Reniva (Herminio Rocha), haverá exibição de uma videoaula com o passo a passo de procedimentos para amostragem da seleção das plantas à coleta de hastes das plantas sadias. Em seguida, o debate e os esclarecimentos de dúvidas serão moderados pelo pesquisador Jaeveson da Silva, responsável pelo campo avançado da Unidade no Extremo Nordeste, localizado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa), em Mossoró (RN), o analista Sérgio Azevedo, da Embrapa Seimárido, e o técnico Ramon Vasconcelos, da Embrapa Algodão.

Serviço:
Evento: I Treinamento Teórico-prático de Amostragem de Plantas de Mandioca
Data: 30/11/2020
Horário: 14h às 16h
Importância da qualidade genética e fitossanitária dos materiais de plantio de mandioca (Helton Fleck) - 30 minutos  
Aspectos técnicos da Rede Reniva (Herminio Rocha) - 30 minutos
Videoaula – Passo a passo de procedimentos para amostragem. Da seleção das plantas à coleta de hastes das plantas sadias (Helton e Herminio)
Debates e esclarecimentos de dúvidas (moderação de Jaeveson da Silva, Ramon Vasconcelos e Sérgio Azevedo)
Endereço: meet.google.com/zva-fooc-ttm

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.