CI

Embrapa estuda papel da pesca na conservação do Pantanal

Pesquisa afirma que a atividade sustentável influencia direta e indiretamente na proteção da região


Pesquisa afirma que a atividade sustentável influencia direta e indiretamente na proteção da região

A equipe de pesquisadores de Recursos Pesqueiros da Embrapa Pantanal, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), publicou em março um estudo sobre o papel da pesca sustentável na conservação da região. O documento questiona o estabelecimento de uma moratória de cinco anos para a pesca profissional e amadora, incluída no Projeto de Lei do Senado 750 de 2011, que se encontra em tramitação.


Segundo o estudo, a pesca sustentável corresponde ao desfrute da produção excedente dos estoques pesqueiros, portanto, não causaria danos ao ambiente. Além disso, os pesquisadores acreditam que os pescadores realizam uma espécie de monitoramento direto e indireto dos estoques, tanto pela percepção que eles têm sobre os peixes e as alterações do meio ambiente, quanto por meio de estudos que podem ser feitos com base nas estatísticas pesqueiras.


Ainda de acordo com o estudo, a moratória resultaria na exclusão dos setores que dependem dos recursos oriundos da pesca. Para eles, a proibição poderia gerar sérios problemas sociais e econômicos e incentivaria também o comércio e a pesca ilegal.

Para os pesquisadores, a solução seria o planejamento, fiscalização e controle das atividades que podem causar danos ao Pantanal. Eles sugerem ainda, a implantação de políticas claras que regulamente a pesca em toda a Bacia do Alto Paraguai.

Clique aqui para acessar o Documento completo “Pesca: uma atividade estratégica para a conservação do Pantanal”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.