CI

Embrapa estudará emissão de Gases na produção de grãos

Projeto contará com unidades da Embrapa e instituições parceiras


Foi aprovado nesta semana o projeto “Dinâmica de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Balanço de Carbono em Sistemas de Produção de Grãos no Brasil”, cujos estudos farão estimativas da emissão de GEE em sistemas de produção de grãos visando, por meio de estratégias efetivas e de baixo custo, subsidiar políticas públicas e alternativas de mitigação dessa emissão pelas áreas agrícolas.


Este projeto contará com uma grande rede de unidades da Embrapa e instituições parceiras e será liderado pela pesquisadora Beata Emöke Madari, da Embrapa Arroz e Feijão, tendo duração de quatro anos. Durante este tempo, será feita a tipificação, localização e espacialização dos sistemas de produção de grãos e seus efeitos na emissão de GEE, avaliando resultados econômicos das tecnologias e políticas dedicadas à contenção dos reflexos oriundos desse problema. Tendo sempre por cenário cada um dos grandes biomas brasileiros, os estudos visam, ainda: a utilização e aperfeiçoamento de modelos de simulação, medindo e prevendo as reações de sistemas de produção de grãos na emissão desses gases; o desenvolvimento e a integração de bases de dados de carbono e nitrogênio no solo; definição de práticas e sistemas de manejo para mitigação em base de evidências científicas.

O projeto será responsável pelo aperfeiçoamento e adaptação de técnicas existentes de amostragem e medição de fluxos de GEE e balanço de carbono, causados pelo manejo do solo e adubação, oferecendo suporte para a elaboração precisa de inventários desses gases e determinando a capacidade de sistemas de produção de grãos para acumular e sequestrar carbono e nitrogênio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.