CI

Embrapa incentiva cultura do abacaxi em Tocantins

A iniciativa apresentou bons resultados no estado


A Embrapa Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas (BA), é a unidade responsável pela execução desta ação que utiliza o sistema de Produção Integrada

Com informações da Embrapa - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, incentiva o plantio de abacaxi em Tocantins com o projeto Produção Integrada (PI) de Abacaxi. A iniciativa apresentou bons resultados no estado, onde a colheita da fruta prossegue até o fim de abril.


A Embrapa Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas (BA), é a unidade responsável pela execução desta ação que procura integrar produção, mão-de-obra e meio ambiente, com a redução do uso de inseticidas e o aumento do lucro do produtor. O trabalho é coordenado pelo pesquisador Aristoteles Pires de Matos. “Começamos em 2004, com a adesão de apenas um produtor. Hoje já são 43”, diz Matos.

A principal variedade utilizada no projeto é a BRS Imperial, desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura e comercializada em viveiros licenciados pela Embrapa Transferência de Tecnologia. A BRS Imperial é resistente à principal doença do abacaxizeiro no Brasil (fusariose), o que contribui para reduzir o uso de agrotóxicos, um dos princípios do sistema de Produção Integrada.

Além disso, essa variedade apresenta frutos com polpa amarela, elevado teor de açúcares e excelente sabor, indicados tanto para o consumo in natura quanto para a industrialização. Os frutos apresentam vida de prateleira mais longa do que os tradicionais. As características de sua casca favorecem o transporte com menor incidência de danos mecânicos. A ausência de espinhos nas folhas facilita o manejo e os tratos culturais.

O plantio da BRS Imperial é indicado para as principais regiões produtoras do Brasil, principalmente em condições ambientais similares às dos Tabuleiros Costeiros da Região Nordeste.

Outra variedade indicada para as mesmas regiões e desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura é a BRS Vitória, também resistente à fusariose e sem espinhos nas folhas. A BRS Vitória apresenta bom desenvolvimento e crescimento. Os frutos têm excelente qualidade para o mercado, quando estão maduros, com polpa branca, elevado teor de açúcares e sabor agradável. Apresenta formato cilíndrico e casca de cor amarela, com peso em torno de 1,5 Kg. Destina-se tanto para o consumo in natura, como para a agroindústria.


Já o abacaxi BRS Ajubá - também desenvolvido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura e comercializado nos viveiros licenciados pela Embrapa Transferência de Tecnologia - é indicado para regiões mais frias, especialmente o Vale do Rio Uruguai, no noroeste do Rio Grande do Sul. Assim como as cultivares BRS Imperial e BRS Vitória, a BRS Ajubá é resistente à doença do abacaxizeiro e não apresenta espinhos nas folhas.

Saiba mais

Produção Integrada - É um sistema que emprega tecnologias que permitem a aplicação de Boas Práticas Agrícolas (BPA) e o controle efetivo de todo o processo produtivo. São utilizados instrumentos adequados de monitoramento dos procedimentos e rastreabilidade em todas as etapas, desde aquisição de insumos até a oferta do produto ao consumidor final.

O objetivo é obter um alimento seguro (isento de resíduos físicos, químicos e biológicos) e com melhor qualidade. O sistema garante a produção dentro dos princípios de responsabilidade social e de menor agressão ao meio ambiente. O Sistema Agropecuário de Produção Integrada (SAPI) é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.