CI

Embrapa inicia pesquisa para adubo a partir de resíduos da pesca

Estação Experimental da Cascata-EEC quer alternativa para pescadores artesanais


Estação Experimental da Cascata-EEC quer alternativa para pescadores artesanais

A Embrapa Clima Temperado através da Estação Experimental da Cascata-EEC, iniciou uma linha de pesquisa para o aproveitamento sustentável dos resíduos da pesca artesanal. O uso de todo o resíduo que vem sendo descartado no ambiente pelos pescadores artesanais poderá representar uma nova alternativa de renda, com a sua transformação em adubo para agricultura.

O Supervisor da EEC, pesquisador Carlos Alberto Medeiros, em recente visita a indústria Torquato Pontes Pescados, em Rio Grande, obteve detalhes do manejo utilizado pela empresa, no uso desse material para a sua transformação em farinha de peixe, a ser utilizada na nutrição animal.

Já em relação ao descarte ocorrido na pesca artesanal, nada tem sido transformado, gerando além do mau cheiro um comprometimento dos ambientes costeiros com a fermentação e o apodrecimento de carcaças .

Segundo Medeiros, o uso racional desse resíduo, rico em nutrientes, pode representar mais uma alternativa de comércio para as famílias de pescadores através do processo de fabricação e venda de adubo orgânico.

Os primeiros testes de incorporação de outros materiais, como casca de arroz e raspas de casca de acácias já começaram a ser pesquisados, como inibidores de maus cheiros e fomentadores dos processo de transformação.

A pesquisa, quando concluída, deverá ser disponibilizada através de cursos de capacitação ao longo das comunidades pesqueiras da lagoas e ambientes aquáticos da região e do Estado. As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.