Embrapa Instrumentação apresenta softwares gratuitos em feira de agronegócio
Os softwares serão apresentados durante a feira organizada na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP), na qual cerca de 30 empresas vão expor seus produtos
Os visitantes da Feira de Software para o Agronegócio terão a oportunidade de conhecer nesta quinta-feira (17), três sistemas gratuitos para análise de troncos de madeira, de cobertura vegetal do solo e para análise de folhas, desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os softwares serão apresentados durante a feira organizada na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP), na qual cerca de 30 empresas vão expor seus produtos. O evento será realizado durante todo o dia e é destinado a produtores rurais, empresários, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de tecnologia da informação, interessados em gerar negócios e fortalecer parcerias entre instituições públicas de pesquisa, empresas privadas e universidades.
O pesquisador Lúcio André de Castro Jorge explica que o sistema Anatro Livre é uma metodologia precisa e poderosa para os pesquisadores e sivicultores avaliarem o crescimento da árvore e a qualidade da madeira. “O software utiliza técnicas avançadas de análise de imagens com os recursos necessários para extrair as informações ali contidas e transformá-las em decisões gerenciais, possibilita o registro de crescimento passado de uma árvore, mediante a contagem e medição dos anéis de crescimento de seções transversais tomadas a diversas alturas no troco”. De acordo com o pesquisador, a análise de inventário qualitativo (Dendrocronologia) permite, entre outras coisas, a sincronização das medidas dos anéis de crescimento e determinação do número de anéis ausentes como indicadores do grau de danos sofridos pelas árvores.
O Siscob, também desenvolvido com técnicas avançadas de processamento baseadas em sistemas inteligentes é para avaliações rápidas e precisas da cobertura vegetal do solo, classifica as imagens adquiridas para facilitar a quantificação de alterações e geração de mapas temáticos visando o monitoramento de pragas, doenças, deficiências na lavoura ou até em necessidades específicas.

Já para a análise foliar, incidência de doenças, pragas e deficiências, a partir de imagem digital será apresentado o AFSoft. De acordo com Castro Jorge, esta análise auxilia na identificação e diagnóstico de deficiências nutricionais, incidência de doenças e ataque de insetos, além de permitir medições de área, comprimento e largura da folha e de regiões danificadas.
Os softwares estão prontos para download na página do Laboratório de Imagem e Modelamento no endereço www.cnpdia.embrapa.br/labimagem
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Instrumentação Agropecuária.