CI

Embrapa lança livro sobre clonagem de plantas por sementes


A biotecnologia tem um papel fundamental na agricultura pela possibilidade que oferece de alterar os processos biológicos dos seres vivos com objetivos práticos e econômicos. Como exemplos bem sucedidos do uso desse campo do conhecimento, podem ser citados os antibióticos; as vacinas; o controle biológico de pragas; e as plantas transgênicas, dentre outros. Uma das áreas de destaque da biotecnologia é a apomixia, que tem como objetivo desenvolver materiais genéticos e procedimentos para clonagem vegetal pela utilização direta de sementes.

Diante da sua relevância para o cenário agrícola nacional, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia , Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou o livro Clonagem de plantas por sementes: estratégias de uso de apoximia, com o objetivo de comunicar os recentes avanços alcançados nos estudos de apomixia, além de discutir os principais problemas e questões relacionados ao seu desenvolvimento.

A apomixia poderá ser muito útil para os agricultores, pois permitirá que utilizem, em vários ciclos de cultivo, as sementes, inclusive de híbridos, colhidas em suas lavouras, com as mesmas características da planta-mãe. Por isso, terá impacto ainda mais significativo sobre os pequenos agricultores, que se tornarão independentes da compra de sementes, reduzindo assim seus custos de produção.

O livro, que tem como editoras técnicas as pesquisadoras Vera Carneiro e Diva Dusi, apresenta trabalhos desenvolvidos na área de apomixia em duas unidades de pesquisa da Embrapa - a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF, e a Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS. Conta também com capítulos escritos por pesquisadores das Universidades Federais de Uberlândia e do Paraná, que vêm pesquisando esse modo de reprodução em espécies nativas, com a participação da equipe da Universidade Estadual de Maringá no capítulo sobre melhoramento genético.

Segundo o Chefe Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, a publicação desse livro é de extrema importância para manter o público informado sobre os resultados e esforços que estão em desenvolvimento para o domínio da técnica de apomixia, de forma a aprofundar o conhecimento e incrementar o agronegócio brasileiro.

O livro pode ser adquirido pelo e-mail: [email protected], ou

pelo telefone: (61) 448-4763.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.