Embrapa lança livro sobre maracujá no Congresso Brasileiro de Fruticultura

Agronegócio

Embrapa lança livro sobre maracujá no Congresso Brasileiro de Fruticultura

Embrapa e o MAPA vão lançar o primeiro livro com uma lista de descritores ilustrados para caracterização de recursos genéticos de plantas
Por:
891 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) e a Embrapa Cerrados (DF) — Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento —, vão lançar, no Congresso Brasileiro de Fruticultura, que vai acontecer entre 17 e 23 de outubro em São Luís (MA), o primeiro livro com uma lista de descritores ilustrados para caracterização de recursos genéticos de plantas do gênero Passiflora, que produzem como fruto o maracujá. “Descritores morfoagronômicos ilustrados para Passiflora spp.” é o título da publicação, que tem por objetivo orientar e padronizar a caracterização por profissionais de instituições de ensino e pesquisa que se dedicam ao estudo do gênero.

Os descritores e suas classes são ilustrados a fim de orientar, facilitar e padronizar a caracterização morfoagronômica dos genótipos nas pequenas coleções e nos bancos de germoplasma de maracujá. “Descritores de aspectos morfológicos e agronômicos são meios preciosos para caracterizar e quantificar a variabilidade existente, sendo fundamentais aos programas de conservação, uso de germoplasma, melhoramento genético  e na proteção de novas cultivares. Esse catálogo descritivo em Passiflora tem o intuito de orientar e padronizar a avaliação dos caracteres morfoagronômicos”, explica o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Onildo Nunes, editor técnico geral da publicação.

Ele acrescenta que, como um dos objetivos da caracterização é facilitar o intercâmbio e a utilização de germoplasma, é fundamental que os descritores morfológicos tenham maior uniformidade possível para que possam ser aplicados, facilmente manipulados e compreendidos por usuários de todo o mundo. Para o gênero Passiflora, até o momento, não existe, de acordo com Onildo, uma lista de descritores morfológicos ilustrados definidos pelo Bioversity International, que tem como um de seus fundamentos padronizar as caracterizações das espécies vegetais por meio de listas de descritores, abrangendo as espécies desse grupo. 

Também são editores técnicos da publicação os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Eder Oliveira e Eduardo Girardi, o pesquisador da Embrapa Cerrados Fábio Faleiro e a bolsista de pós-doutoramento Taliane Soares.

Serviço:
Publicação: “Descritores morfoagronômicos ilustrados para Passiflora spp.”
Número de páginas: 122 páginas
Preço: R$ 50 mais despesas de postagem.
Onde encontrar: Livraria Embrapa (www.embrapa.br/livraria ou telefone 61 3448-4236).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink