Embrapa lança manual para identificar pragas e doenças da bananeira

Agronegócio

Embrapa lança manual para identificar pragas e doenças da bananeira

A Embrapa Informação Tecnológica disponibilizou na Livraria Embrapa o livro de bolso "Manual de Identificação de Doenças e Pragas da Cultura da Bananeira".
Por:
407 acessos

A Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, disponibilizou na Livraria Embrapa o livro de bolso "Manual de Identificação de Doenças e Pragas da Cultura da Bananeira". A obra, que tem como editores técnicos os pesquisadores da Embrapa Luadir Gasparotto e José Clério Rezende Pereira, apresenta diversas imagens e textos que ajudam a identificar e caracterizar os sintomas de doenças bióticas (causadas por nematoides, fungos, bactérias e vírus), assim como doenças abióticas (relacionadas ao ambiente) e os sintomas de deficiências nutricionais. O Manual também aborda as pragas que afetam a cultura. 
 
Conforme o pesquisador Luadir Gasparotto, o livro é prático e facilita a vida dos agricultores e técnicos da extensão rural no momento de fazer o diagnóstico dos principais problemas que afetam a cultura da bananeira. "A obra versa sobre as doenças e pragas da bananeira, com enfoque nos sintomas, danos e ilustrações. A identificação correta do problema é condição indispensável para seu manejo racional, contribuindo para o equilíbrio do agroecossistema", destacou. 
 
Os problemas fitossanitários relacionados a doenças, como sigatoka-negra, mal do panamá, moko, nematoses e viroses, e as pragas, como o moleque-da-bananeira, ocorrem em todo o território nacional e contribuem para que ocorram grandes perdas na produção. "As informações foram organizadas a partir da experiência dos autores, ao longo dos anos, e apresentadas de forma sintética, destinadas principalmente aos profissionais que atuam na cadeia produtiva da banana", ressaltou Gasparotto. 
 
O chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi, destacou a importância do livro. "A Embrapa Amazônia Ocidental tem a satisfação de oferecer esta publicação como instrumento auxiliar na identificação imediata de doenças e pragas que afetam a bananeira. A obra reúne todas as informações sobre doenças bióticas e abióticas, assim como pragas que interferem no cultivo, na certeza de que será de grande utilidade para os diversos atores ligados à bananicultura nacional", disse. 
 
O livro está sendo comercializado na Livraria Embrapa, em Brasília/DF, e no site da Livraria da Embrapa. Para obter mais informações o interessado pode realizar contato pelos telefones (61) 3448-4236 e (61) 3448-2494, ou pelo e-mail livraria@embrapa.br.
 
Também são autores do livro, além de Luadir Gasparotto e José Clério Rezende Pereira, os pesquisadores da Embrapa, Adauto Maurício Tavares, Adonis Moreira, Marilene Fancelli e Murilo Rodrigues de Arruda. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink