Embrapa lança publicação sobre cultura da oliveira
CI
Agronegócio

Embrapa lança publicação sobre cultura da oliveira

O Brasil importa 100% da azeitona de mesa e do azeite que consome, o que corresponde a cerca de US$ 600 milhões por ano
Por:

Informações sobre manejo da cultura da oliveira, produção de mudas, de azeite e de azeitonas de mesa, bem como dados de propriedades funcionais poderão ser conferidos na publicação “A Cultura da Oliveira”, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O lançamento do livro será no dia 5 de setembro, às 11 horas, na 31ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), em Esteio/RS.

De acordo com o editor técnico, Enilton Coutinho, o Brasil importa 100% da azeitona de mesa e do azeite que consome, o que corresponde a cerca de US$ 600 milhões por ano, incluindo gastos com logística de venda. “Para diminuir esse valor e proporcionar mais uma alternativa para o agronegócio, a Embrapa está desenvolvendo pesquisas e identificando as variedades de oliveiras no Brasil. Já realizamos a extração de azeite, produzimos azeitonas para mesa e estamos trabalhando com técnicas avançadas de multiplicação com elevada sanidade vegetal e com idoneidade genética”, ressaltou.

Segundo dados do conselho internacional, o International Olive Oil Council, a produção mundial estimada para a safra 2006/2007 foi de 2,8 milhões de toneladas de azeite e de 1,8 milhão de toneladas de azeitonas de mesa, sendo os principais produtores de azeite a Espanha (39%), Itália (22%) e Grécia (13%). Em 2006, a importação brasileira de azeite de oliva foi de 26 mil toneladas e de azeitonas de mesa, de 55 mil toneladas.

Oliveira - Introduzida no Brasil, em 1938, como cultura comercial, normalmente é cultivada em regiões semi-áridas do mediterrâneo, com elevada temperatura e baixa pluviometria nos meses secos. Pertence à família botânica Oleácea, que compreende espécies de plantas distribuídas pelas regiões tropicais e temperadas do mundo. Ao todo, existem 35 espécies do gênero Olea.

A vida de uma oliveira tem quatro ciclos: de 1 a 5 anos ocorre a instalação, de 6 a 25 anos, o crescimento, de 25 a 150 anos, a maturação e, após 150 anos, a produção começa a diminuir. A maioria dos produtores no Brasil se concentra nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.