CI

Embrapa lança variedades de feijão para colheita mecanizada

Cultivares reduzem custos com mão-de-obra e garantem maior segurança para o trabalhador rural


Produtores de feijão terão mais opções para ampliar a produtividade da lavoura. A unidade Arroz e Feijão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu três cultivares com alto potencial produtivo e estrutura propícia para colheita mecanizada, reduzindo custos com mão-de-obra e garantindo maior segurança para o trabalhador rural. As sementes das cultivares BRS 9435 Cometa, BRS Estilo (grupo do carioca) e BRS Esplendor (grupo do preto) estão sendo distribuídas sem o pagamento de royalties para a empresa.

Outra vantagem da BRS Cometa é a sua precocidade, com ciclo de aproximadamente 78 dias entre plantio e colheita. A cultivar ainda é resistente às principais doenças que atingem o grão e apresenta boa produtividade - pode chegar a 2,7 mil quilos por hectares, conforme o estado onde é plantado e a época da safra. Outra característica é a aptidão culinária do grão.

A variedade pode ser produzida nos períodos de seca e chuva em Santa Catarina e Paraná; na estação chuvosa, em São Paulo e nas safras com seca, chuva e no inverno em Goiás e Distrito Federal. Também é indicada na seca e no inverno em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; no inverno, em Tocantins e na estação chuvosa na Bahia, Sergipe e Alagoas.

A BRS Estilo e a BRS Esplendor também têm boa produtividade e resistência a doenças. As cultivares podem ser produzidas em todas as regiões do país. Os períodos mais adequados de plantio variam conforme o estado.

Saiba mais sobre as novas variedades:

Cometa
;Esplendor;Estilo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.