Embrapa leva tecnologias à Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins
CI
Agronegócio

Embrapa leva tecnologias à Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins

Novo inoculante para soja é um destaques da participação
Por:
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, Agrotins 2013, no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050, km 23, de 7 a 11 de maio.

Cultivares de soja, feijão, milho, variedades de mandioca, frutas tropicais, hortaliças e régua de manejo para pastagem são algumas das tecnologias que estarão sendo apresentas em Palmas, TO. Ao todo, serão 11 Unidades de pesquisa apresentando novidades e tecnologias já consolidadas, que fazem a diferença para o sucesso do produtor.

Dentre as Unidades participantes está a Embrapa Soja, localizada em Londrina/PR, que irá abordar a soja como fator de integração nacional e desenvolvimento sustentável, cultivares de soja indicadas para a região, a questão da resistência a plantas daninhas, pragas e doenças e inoculação em soja, com destaque para o Inoculante Biagro NG, lançado em abril.

O público visitante da feira poderá conhecer, por meio de vídeos e gráficos interativos, a importância do agronegócio da soja para o Brasil e os números que cercam a cultura da soja no país e no mundo. Para tanto, a Embrapa preparou uma exposição interativa, onde será possível ampliar o conhecimento de maneira didática. A Embrapa estará apresentando também as cultivares de soja indicadas para a região, desenvolvidas em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte – FAPCEN.

A resistência de pragas, doenças e plantas daninhas a agrotóxicos, ocasionada pelo uso indiscriminado de produtos químicos, vem sendo um sério problema nas lavouras de soja. Para evitar o surgimento de resistência nas plantações a Embrapa orienta a adoção do manejo integrado de pragas e plantas daninhas e do monitoramento e identificação nos estádios iniciais no caso de doenças. Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, Seagro, a Embrapa Soja também oferece durante a Feira palestra sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP-Pragas), na cultura da soja, em 08 de maio, no Auditório 3 do Pavilhão Central, em dois horários: às 10h e às 16h. Serão disponibilizadas 30 vagas para o público visitante e não há necessidade de inscrição prévia. A palestra será ministrada pelo pesquisador da equipe de entomologia da Embrapa Soja, Adeney Bueno. Informações podem ser obtidas pelo telefone (63)3026-0524.

Novo inoculante para soja é um destaques da participação

Desenvolvido em parceria com a empresa Biagro do Brasil, o inoculante líquido BIAGRO NG permite maior flexibilidade para realizar a inoculação da soja na semente com até 15 dias de antecedência ao plantio, além dos benefícios econômicos e ambientais próprios da tecnologia.

A Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN) é recomendada para todas as áreas cultivadas com soja no Brasil e resulta em uma economia anual de mais de 14 bilhões de reais por safra para os agricultores brasileiros ao dispensar o fertilizante nitrogenado na adubação da soja. Além da economia com adubos nitrogenados, a tecnologia também facilita o sequestro de carbono e contribui para minimizar problemas ambientais associados aos fertilizantes nitrogenados, como a poluição de rios, lagos e lençóis freáticos e os gases de efeito estufa.
Os inoculantes devem ter eficiência agronômica comprovada e estar registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O mercado oferece inoculantes líquidos e turfosos. Para ambos é fundamental seguir rigorosamente as orientações descritas pelos fabricantes.

A Embrapa Soja tem uma linha de pesquisa focada no desenvolvimento de inoculantes para a cultura da soja e mantém parceria com empresas privadas para o desenvolvimento de novas formulações que atendam as condições específicas de clima e solo do Brasil. Os processos envolvendo a produção e a comercialização dos produtos são de responsabilidade dos parceiros.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.