CI

Embrapa Mandioca e Fruticultura apresenta tecnologias em fruteiras

No caso do abacaxi, o objetivo do programa de melhoramento genético criado em 1984 é obter variedades resistentes à fusariose


Até sábado, 11 de maio, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estará presente na 13ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, onde demonstra diversas tecnologias relacionadas à fruticultura.

Dois exemplos são as cultivares de banana ‘BRS Platina’, tipo Prata, e ‘BRS Princesa’, tipo Maçã, desenvolvidas pelo seu programa de melhoramento genético. A ‘BRS Platina’ tem como principal diferencial a resistência à Sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá, duas das principais doenças da cultura. Já a 'BRS Princesa' é resistente à Sigatoka-amarela e tolerante ao mal-do-Panamá, tendo a maioria das características de desenvolvimento e produtividade semelhantes e/ou superiores à cultivar Maçã.

Abacaxi
No caso do abacaxi, o objetivo do programa de melhoramento genético criado em 1984 é obter variedades resistentes à fusariose (principal doença da cultura no Brasil) e que produzam frutos de boa qualidade para atender às exigências do mercado, como é o caso da ‘BRS Imperial’, ‘BRS Ajubá’ e ‘BRS Vitória’. Os frutos podem ser destinados ao mercado de consumo in natura e para a agroindústria. O plantio dessas cultivares dispensa a utilização de fungicidas, o que possibilita a redução nos custos de produção, e contribui para a redução da poluição ambiental e o aumento da segurança alimentar.

Uma tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura já adotada no Tocantins é a Produção Integrada (PI) de Abacaxi, sistema de cultivo alternativo ao modelo convencional. A racionalização do uso de fertilizantes e de agrotóxicos é uma das grandes vantagens do sistema, que tem no manejo de pragas um elemento muito importante. “O uso de herbicidas hoje, neste sistema, é somente em pós-emergência, enquanto que no cultivo convencional usa-se também em pré-emergência, o que não é permitido na produção integrada”, afirma o pesquisador Aristoteles Pires de Matos, coordenador da PI Abacaxi no Tocantins.

Outras culturas
As coleções de germoplasma de fruteiras que dão suporte aos programas de melhoramento genético da Embrapa Mandioca e Fruticultura possuem vários genótipos com forte potencial ornamental por apresentarem grande beleza, rusticidade e, acima de tudo, originalidade. Alguns deles estão sendo demonstrados na Agrotins. “Para cada fruteira são consideradas características específicas e voltadas para o uso a que se destinam. Além de proporcionarem plantas de efeito paisagístico quando utilizadas em jardins e parques, também podem ser comercializadas em vasos, como flores de corte, com destaque para as folhagens e os minifrutos”, explica Fernanda Vidigal, pesquisadora da Embrapa.

Na citricultura, várias pesquisas vêm sendo desenvolvidas para se estabelecer um controle eficaz das pragas, com menores impactos para o meio ambiente, destacando-se nesse contexto o controle biológico. Uma delas utiliza o parasitoide Ageniaspis citricola no combate ao minador das folhas dos citros, considerado uma das pragas de maior importância para a citricultura mundial. Também demonstrado no estande da Embrapa no evento, o ‘kit Ageniaspis’ pode ser montado pelo próprio produtor, pois utiliza materiais de fácil acesso e baixo custo.

Programação
No dia 8, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura participam da programação técnica: Ana Lúcia Borges faz palestra sobre produção orgânica de banana e o pesquisador Aristoteles Pires de Matos é um dos instrutores do minicurso sobre Produção Integrada de Abacaxi e Banana, em que ministra aulas sobre Boas Práticas Agrícolas nas duas culturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.