CI

Embrapa Mandioca e Fruticultura lança manual de laboratório

Manual tem como público-alvo estudantes, profissionais e produtores da área de alimentos e de áreas afins


“Manual de Laboratório – Análises físico-químicas de Frutas e Mandioca” é o nome da mais nova publicação da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Redigido pela pesquisadora Luciana Alves de Oliveira, o manual tem como público-alvo estudantes, profissionais e produtores da área de alimentos e de áreas afins.

A ideia surgiu quando a pesquisadora, responsável pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LCTA), começou a receber diversas solicitações de clientes externos (universidades e centros de pesquisa) e internos (outras unidades da Embrapa). “Muitas pessoas estavam interessadas em receber treinamento e outras pediam para enviarmos a metodologia utilizada no LCTA”, recorda Luciana, que é doutora em engenharia química.

Testes

Além de possuir a descrição da análise de compostos cianogênicos em mandioca – uma das mais solicitadas – o manual é ricamente detalhado, vindo suprir uma carência da área. “Utilizamos metodologias estabelecidas, mas sempre realizamos testes no laboratório para uma nova análise a ser realizada, bem como para uma nova cultura para determinada análise, a fim de verificar se os resultados obtidos estão de acordo com a literatura. Dessa forma, estabelecemos como será realizado o preparo da amostra a ser analisada e as etapas que não estão claras”, explica. ”Depois que uma análise está na rotina do laboratório, são observados os erros experimentais e de cálculo mais comuns praticados pelos analistas. Desta forma interativa com os usuários do laboratório, os procedimentos analíticos foram sendo delineados de forma minuciosa, reduzindo os problemas identificados”, continua.

São 250 páginas divididas em 14 capítulos: Amostragem e sistema da garantia da qualidade em laboratórios, Umidade, Cinza total, Proteínas, Açúcar redutor, total e não redutor, Amido de banana, Pectina total, Lipídeos, Sólidos solúveis, Medida do pH, Acidez, Carotenoides totais, Compostos cianogênicos em mandioca e Vitamina C. Os anexos contêm modelos de fichas de análises.

O custo da publicação, que pode ser solicitada pelo telefone (75) 3312-8042 ou e-mail [email protected], é de R$ 17,00 mais despesas postais.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Mandioca e Fruticultura

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.