CI

Embrapa Mandioca e Fruticultura marca presença na Feibanana 2022

O município está localizado no Vale do Ribeira, região que mais produz banana no País


Foto: Marcel Oliveira

De 10 a 12 de maio, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA),  participa da 10ª Feira da Bananicultura (Feibanana), em Pariquera-Açu (SP). O município está localizado no Vale do Ribeira, região que mais produz banana no País. No evento, o pesquisador Fernando Haddad vai apresentar duas palestras: no dia 10, às 16h20, ele vai falar sobre “Murcha de Fusarium: tecnologias para manejo integrado da doença e situação da raça 4 tropical” e, no dia seguinte (11), às 16h10, vai abordar o tema “Bioinsumos para bananicultura: tecnologias, perspectivas e produção on farm”. Haverá também exposição de diversas tecnologias da Unidade: bioinsumos,  BRS Princesa, BRS SCS Belluna, BRS Platina e uso eficiente do uso da água.

Banana BRS SCS Belluna – Primeira variedade de banana para processamento do País, sendo também indicada para o consumo in natura, foi desenvolvida em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), de Santa Catarina (SC). Apresenta maior teor de fibras e amido resistente e tem grande potencial para uso em processamento, em especial para a produção de farinha e banana passa, o que permite agregar valor à produção nas propriedades rurais. É uma bananeira naturalmente biofortificada, uma vez que é rica em fibras e apresenta menor conteúdo de carboidratos e valor calórico que as cultivares comerciais. Possui quatro vezes mais amido resistente que a cultivar Grande Naine e duas vezes mais que a Prata-Anã, principais cultivares em uso pelos agricultores brasileiros.

Banana BRS Platina – resistente à Sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá, principais doenças da bananicultura, a BRS Platina tem porte médio e características tanto de desenvolvimento quanto de rendimento idênticas às da Prata-Anã. Em grande parte do mercado brasileiro, a Prata-Anã reina absoluta, contudo sua produção está ameaçada em função da elevada incidência do mal-do-Panamá. A BRS Platina foi desenvolvida para fazer frente a essa limitação fitossanitária.

Banana BRS Princesa – A banana tipo Maçã tem alta suscetibilidade à "murcha de Fusarium", doença causada pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. cubense, que provoca perdas de 100% da produção e ainda permanece no solo por décadas. Resistente à "murcha de Fusarium", a bananeira BRS Princesa tem porte médio a alto e características de tamanho, formato e gosto muito similares aos da Maçã e ganha cada dia mais espaço entre produtores e consumidores.

Produção “on farm” de Trichoderma para controle biológico de Fusarium – A prática visa produzir e estabelecer o controle de qualidade do produto biológico à base de Trichoderma asperellum para uso na agricultura, especialmente na produção de banana. Tem como função orientar empresas e agricultores que produzem biológico à base de T. asperellum quanto à produção on farm e à realização de testes de controle de qualidade, gerando produtos seguros, eficazes e que atendam às expectativas do usuário. A tecnologia é composta por uma cepa específica de Trichoderma asperellum.

Uso eficiente do uso da água – A bananeira é uma cultura altamente exigente em água. A necessidade pode variar de 8 mil a 15 mil m3 de água/ciclo, a depender da variedade e das condições climáticas do local. Grande parte da área plantada com a cultura da bananeira no Brasil está em condições de sequeiro, onde as produtividades são significativamente inferiores às sob condição irrigada. A Embrapa desenvolveu várias tecnologias de irrigação que podem ajudar ao produtor a aumentar a produtividade de forma racional e sustentável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.