CI

Embrapa marca presença na 10ª edição do Congresso Brasileiro de Tomate Industrial

A 10ª edição do Congresso Brasileiro de Tomate Industrial segue o mesmo formato on-line


Foto: Sheila Flores

A 10ª edição do Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, que acontece entre os dias 24 a 26 de novembro, segue o mesmo formato on-line de eventos que estão sendo realizados em 2020. A exemplo dos anos anteriores, a Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) marca presença neste que é considerado o maior e o mais importante evento relacionado à tomaticultura industrial no Brasil: além da pesquisadora Alice Quezado, que vai presidir esta edição, e do pesquisador e chefe-geral Warley Nascimento, presente na abertura, o congresso contará com a participação dos pesquisadores Miguel Michereff Filho, Juscimar da Silva e Alice Nagata.  

Entre as atividades descritas na programação do evento, destaque para o minicurso “Pragas – Diagnose do Tomate”, conduzido pelo pesquisador Miguel Michereff Filho, que também participa de mesa-redonda dentro do painel “Manejo de Tripes”. A mesa-redonda, mediada pela pesquisadora Alice Nagata, também recebe o pesquisador Juscimar da Silva com o tema “Fertilizantes alternativos na produção de tomate para processamento industrial”.

Apesar do fato de ser promovido a distância, as perspectivas relativas ao congresso são bastante positivas, na opinião da presidente. “Procurou-se abordar temas atuais e de grande interesse para a cadeia produtiva de tomate relacionados às práticas agrícolas nas áreas de irrigação, nutrição, fertilidade, doenças e pragas da cultura, à rastreabilidade e ao mercado de atomatados, entre outros”, exemplifica Quezado.

O formato digital, segundo ela, não interferiu no modelo adotado pelas edições anteriores com relação a capacitações, apresentação de trabalhos científicos e palestras. “Haverá minicursos, com temas que dizem respeito diretamente ao dia a dia do produtor, importantes também para a formação de novos profissionais da área agrícola para atender ao segmento da tomaticultura industrial”, acentua a pesquisadora.

Produção e indústria

Realizado em Goiânia (GO) desde 2017, o evento reúne os segmentos da cadeia agroindustrial de tomate - produtores, pesquisadores e profissionais do setor público e privado – para discutir problemas e possíveis soluções, assim como perspectivas para o setor. Além de maior produtor de tomate para processamento industrial, o estado de Goiás detém o maior parque fabril de atomatados do País.

Paralela à mostra científica, o congresso realiza a feira de produtos e serviços que representa uma grande vitrine setorial com a exibição de novas tecnologias relacionadas a insumos e maquinários.

O 10º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Embrapa Hortaliças, Associação Brasileira da Cadeia Produtiva do Tomate Industrial (ABRATOP) e Associação Brasileira de Horticultura (ABH).

Confira a programação completa aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.