CI

Embrapa marca presença na Feira do Enpreendedor de São Luis

A abertura será realizado até 03 de abril em formato presencial


Foto: Nadia Borges

São Luís volta a receber a Feira do Empreendedor. A abertura será na quinta-feira, 31 de março, e será realizado até 03 de abril em formato presencial, contemplando também uma série de atividades online. A Embrapa participará do evento com as palestras “Perspectivas da aquicultura no Maranhão”, a ser realizada pela pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura Andrea Elena Pizaro Muñoz no dia 1º de abril às 17h na Arena de Agro & Turismo, e “Estado da arte e perspectivas futuras para a caprinocultura e a ovinocultura no Brasil”, a ser ministrada pelo pesquisador Marco Aurélio Delmondes Bomfim, da Embrapa Caprinos e Ovinos, às 16h15 na Arena de Agro & Turismo.

Na primeira palestra a pesquisadora Andréa Muñoz vai abordar o panorama da aquicultura no Maranhão e apresentar dados do setor e de pesquisa de consumo de pescado e ainda o ativo Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para Aquicultura – SITE Aquicultura e o Centro de Inteligência e Mercado em Aquicultura – CIAqui. O SITE Aquicultura combina software, hardware e brainware, com uma metodologia para subsidiar análises baseadas em centenas de dados qualificados do setor, juntamente com informações de cinco dimensões que impactam toda atividade no meio rural: os quadros natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. Congrega números de quantitativo e valor de produção de mais de 20 espécies aquáticas, além de dados dos estabelecimentos agropecuários em que a atividade ocorre. Reúne também informações sobre diversas estruturas da cadeia produtiva, como fábricas de ração e de gelo, unidades de beneficiamento e instituições que trabalham no tema. O SITE Aquicultura é financiado pelo Fundo Amazônia, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. O CIAqui é uma iniciativa da Embrapa Pesca e Aquicultura e está sendo desenvolvido no âmbito do Projeto BRS Aqua, uma parceria entre Embrapa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Tem por objetivos gerar e divulgar informações técnicas, econômicas e sociais de interesse para a cadeia produtiva da aquicultura visando a apoiar a tomada de decisão dos setores público e privado.

Já durante a palestra do pesquisador Marco Bonfim sobre caprinocultura e ovinocultura, será apresentado o panorama da atividade e recortes para o estado do Maranhão do ponto de vista da trajetória histórica até a atualidade e também  perspectivas futuras. “Irei trazer a narrativa das políticas adotadas no decorrer da atividade no estado e mostrar o cenário futuro, traçado por meio de metodologia científica para nivelamento da cadeia produtiva em conjunto com os produtores e suas organizações e o poder público para nortear o caminho para a consolidação da atividade. O objetivo é auxiliar os empreendedores em sua tomada de decisões.

Em sua 10ª edição no Maranhão, a feira acontece no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, tendo como tema central “Bons Ventos para o seu Negócio”. Serão quatro dias de programação, exposição e conhecimento, com muita informação, inspiração, ideias e oportunidades de negócios e de aperfeiçoamento de suas habilidades empreendedoras; tudo 100% gratuito. Para saber de toda a progração, acesse Feira do Empreendedor - SEBRAE (MA) (sebraema.com)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.