CI

Embrapa Milho e Sorgo realiza 9ª Semana de Integração Tecnológica em Sete Lagoas

A Embrapa Milho e Sorgo realiza, de 16 a 20 de maio de 2016, a 9ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), em Sete Lagoas-MG.


A Embrapa Milho e Sorgo realiza, de 16 a 20 de maio de 2016, a 9ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), em Sete Lagoas-MG. O tema deste ano é "Sistemas Intensivos: O Caminho para a Agropecuária Regional".

A Semana de Integração Tecnológica é um evento de transferência de tecnologias, práticas e inovações agropecuárias com foco regional. O evento é anual e é realizado no mês de maio pela Embrapa Milho e Sorgo em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Universidade Federal de São João del-Rei - Campus de Sete Lagoas (UFSJ-CSL) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). A SIT conta, também, com a participação das seguintes Unidades da Embrapa: Gado de Corte, Gado de Leite, Mandioca e Fruticultura, Solos e Produtos e Mercado (Escritório de Negócios Sete Lagoas).

A SIT tem como objetivos valorizar e promover o diálogo e a troca de experiências entre os diferentes segmentos do setor agropecuário e promover a socialização do conhecimento de institutos de pesquisa, universidades e demais parceiros. As atividades visam contribuir para o desenvolvimento regional e integrar os vários setores que compõem o segmento agropecuário regional, por meio da promoção de diálogos e a troca de experiências entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos de extensão rural, universidades, empresas privadas e lideranças do setor.

A solenidade de abertura do evento, na segunda-feira, 16 de maio, contou com a presença do de mais de 250 pessoas, entre elas o Chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, e o Gerente-geral da Embrapa Produtos e Mercado, Frederico Ozanan Machado Durães. Participaram, também, o secretário da Agricultura de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, autoridades municipais e estaduais, representantes das empresas parceiras, cooperativas e associações de municípios vizinhos, produtores, técnicos extensionistas e estudantes, bem como empregados da Embrapa.

Segundo Antônio Álvaro, as tecnologias apresentadas na SIT visam dar competitividade e sustentabilidade ao agronegócio do país, e também estão voltadas à realidade da região de Sete Lagoas. Ele ressaltou a importância do trabalho em equipe de todos os empregados da Embrapa e das empresas parceiras. "É uma satisfação muito grande trabalhar e receber o apoio de todos vocês, para a realização deste evento e para a disponibilização de nossos produtos para a sociedade brasileira", disse.   

O secretário de Agricultura, João Cruz, apresentou a palestra "Políticas públicas para a agricultura e a pecuária de Minas Gerais". Ao fazer uma contextualização do cenário da agricultura no Estado, João Cruz ressaltou que Minas Gerais é o sexto maior produtor de grãos do Brasil, com 6,3% da produção total do país, o que corresponde a 209 milhões de toneladas. "O Brasil tem um grande caminho a percorrer, exatamente com a intensificação de produção, que é a proposta desta semana de integração tecnológica. O que nós temos de ganho de produtividade a acumular ainda, com o desenvolvimento dessas novas cultivares que a Embrapa está lançando, é extraordinário", disse João Cruz.

Durante a solenidade, a Embrapa Milho e Sorgo realizou o lançamento de três novas cultivares de sorgo: duas de sorgo granífero, BRS 373 e BRS 380, e uma cultivar de sorgo forrageiro, BRS 658. Em seguida, foi realizada uma visita à Vitrine de Tecnologia para apresentação dos materiais em campo.

Clique aqui para assistir ao vídeo de lançamento das cultivares de sorgo.

Organização da 9ª SIT

Os preparativos para a 9ª Semana de Integração Tecnológica foram iniciados em 2015, com reuniões entre os parceiros internos e externos da Embrapa Milho e Sorgo, para a escolha do tema, a composição da programação técnica e convite aos palestrantes.

Todos os setores da Embrapa Milho e Sorgo foram envolvidos, pois as tarefas de organização envolvem, entre outros serviços, diversos controles e logística para compra de materiais, preparação da Vitrine de Tecnologias, material de divulgação, limpeza, preparação de campo, transporte, comunicação, pesquisa, transferência de tecnologia e lançamento de cultivares. O Escritório de Negócios de Sete Lagoas da Embrapa Produtos e Mercado também participa da SIT, no lançamento de cultivares e palestras sobre controle biológico. "A SIT mobiliza toda a Unidade e as instituições parceiras. A participação de todos é extremamente importante para o sucesso do evento", ressalta o coordenador da SIT Derli Prudente Santana.

Os primeiros materiais foram plantados na Vitrine em 2015, com as cultivares de mandioca e o pomar com fruteiras. Segundo o assistente do setor de Transferência de Tecnologia, Roberto de Jesus das Neves, algumas culturas já são permanentes no local, como as forrageiras (capim) e as cultivares de agroecologia (cratília e gliricídia), que contribuem para a fixação de nitrogênio no solo.

Em 2016, foram plantadas cultivares de milho, sorgo, milheto, girassol, feijão, capim, trigo e hortaliças. Foram organizados também plots para demonstração de controle biológico de pragas, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária, agroecologia e silos para armazenagem de silagem. "Na Vitrine trabalham diariamente três assistentes de campo para manutenção e cultivo. Esta equipe é reforçada na época próxima ao evento", disse Roberto Neves.

Os seminários, palestras em campo e cursos da 9ª Semana de Integração Tecnológica acontecem na Embrapa Milho e Sorgo, na Epamig e no Campus da UFSJ (Sete Lagoas-MG), de 16 a 20 de maio de 2016. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.