CI

Embrapa no Pará realiza o primeiro curso on-line sobre a cultura do açaí em terra firme

O curso “Manejo da cultura do açaí em terra firme: da semente à pós-colheita e processamento” acontece no Google Meet


Foto: Arquivo

Técnicos da extensão rural e de agências de financiamento participam esta semana do primeiro curso on-line sobre a cultura do açaí em terra firme, promovido pela Embrapa Amazônia Oriental, que iniciou hoje (24) e vai até sexta-feira (28). O curso “Manejo da cultura do açaí em terra firme: da semente à pós-colheita e processamento” acontece no Google Meet, ao vivo, e é o piloto para uma capacitação permanente na modalidade Ensino à Distância (EaD) sobre o tema.

Os 36 técnicos da Emater, do Banco da Amazônia, do IdeflorBio, da TNC e de prefeituras de diferentes regiões do Pará são os primeiros a receberem o treinamento que aborda desde a implantação e manejo de plantios até a colheita e beneficamento dos frutos em agroindústrias. 

A analista Mazillene Borges, do Setor de Implementação da Programação de Transferência Tecnologia (SIPT) da Embrapa Amazônia Oriental, afirma que trata-se do mais completo treinamento no ambiente virtual sobre a cultura do açaí em terra firme disponível atualmente.“O formato on-line e ao vivo do curso foi um desafio para as equipes técnica e de apoio. Tivemos que adequar nosso formato de apresentação, treinar as equipes para a gravação de vídeo-aulas e nos adaptar ao ambiente virtual”, conta a analista.

Cultura em expansão

Segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará é o maior produtor de açaí do Brasil, respondendo por 94% da produção nacional. Em 2019, o Pará produziu pouco mais de um milhão de toneladas desse fruto, em uma área de quase 190 mil hectares, entre plantio de terra firme e manejo de açaizais nativos.

Em relação a 2018, a produção paraense aumentou 7,27%, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca. Mas esse aumento ainda é pequeno frente à crescente demanda de consumo do fruto.

“Temos uma demanda muito grande por informações sobre a cultura do açaí, que está em franca expansão. Então esse curso tem por objetivo formar mão de obra no meio rural sobre o tema e divulgar a cultivar BRS Pai d’Égua, o açaí de terra firme da Embrapa, e todas as nossas tecnologias voltadas ao manejo dessa cultura, com vista ao aumento da produção em diferentes regiões do Pará”, afirma a analista.

Conteúdo programático

O curso, que tem o apoio da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), é divido em cinco módulos, que vão abordar todas as etapas de implantação, manejo de plantios de açaí em terra firme até a colheita e beneficiamento do produto.

Na manhã desta segunda-feira (24), o pesquisador João Tomé de Farias Neto falou sobre as variedades de açaí para terra firme, a implantação e o manejo de plantios. Amanhã, terça-feira (25), o pesquisador Edilson Brasil vai falar sobre nutrição e adubação do açaizeiro.

Na quarta (26), será a vez do professor Joaquim Alves de Lima Jr, da Ufra, falar sobre irrigação. Já na quinta (27), a pesquisadora Márcia Maués aborda a polinização da cultura do açaizeiro.

O curso termina na sexta (28) com as aulas da pesquisadora Rafaela Mattietto, e do agrônomo Márcio Siqueira Moura, da Camta, que vão abordar a colheita, pós-colheita, transporte e processamento artesanal e agroindustrial dos frutos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.