CI

Embrapa Pecuária Sul integra Rede Sul de Restauração Ecológica

Os participantes têm como missão reunir esforços em prol da restauração ecológica no Sul do Brasil


Foto: Pixabay

 Embrapa Pecuária Sul, em parceria com diversas instituições, como universidades, secretarias de Estado e ONGs, criaram, no final de abril, a Rede Sul de Restauração Ecológica. Os participantes têm como missão reunir esforços em prol da restauração ecológica no Sul do Brasil; comunicar à sociedade em geral a importância de conservar remanescentes de vegetação natural e de recuperar áreas degradadas; e divulgar e incentivar estudos associados a diferentes setores da restauração ecológica no Sul do país.

A proposta, lançada no Dia Internacional da Mãe Terra, insere-se entre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) por conta da Década da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), durante a qual se pretende intensificar a restauração de ecossistemas degradados, combater a crise climática, melhorar a segurança alimentar e fortalecer a biodiversidade.

O Rio Grande do Sul é o único estado da Federação onde ocorre o bioma Pampa. Além disso, a região possui áreas expressivas do bioma Mata Atlântica. O projeto será dividido em cinco grupos temáticos que abordarão diferentes temas, entre eles, pesquisas científicas, execução de projetos, coleta de sementes, difusão de técnicas e divulgação, para diferentes públicos, da importância e dos benefícios da restauração ecológica.

Conforme Naylor Perez, pesquisador da Embrapa que integra a Rede, a instituição já conta com pesquisas e tecnologias que podem contribuir para o trabalho do grupo, como o Mirapasto (Método Integrado de Recuperação de Pastagens), tecnologia que reúne diversas práticas para restaurar áreas degradadas por invasoras como o capim-annoni, por exemplo; e também trabalhos na área de melhoramento genético de plantas forrageiras nativas do Pampa.

Também integram o grupo, por parte da Embrapa Pecuária Sul, os pesquisadores Leandro Volk, José Pedro Trindade e Maurício Köpp.

Qualquer pessoa interessada pelo tema está convidada a fazer parte da Rede.  Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

 

* Com informações das assessorias de imprensa da UFRGS e Sema

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.