CI

Embrapa planta o “Quintal 1000”

Propriedade de agricultor familiar de Pelotas recebeu o milésimo pomar do projeto “Quintais Orgânicos de Frutas”


Propriedade de agricultor familiar de Pelotas recebeu o milésimo pomar do projeto “Quintais Orgânicos de Frutas”
O projeto “Quintais Orgânicos de Frutas” plantou as mudas de seu milésimo pomar de frutíferas, em plantio feito em uma propriedade rural de Pelotas/RS para registrar a marca histórica. O plantio foi organizado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), coordenadora do projeto, no dia 1° de dezembro.

O programa repassa kits de mudas de árvores para agricultores familiares, escolas, comunidades quilombolas e indígenas. Cada quintal é constituído de cinco mudas de frutíferas. São 19 diferentes espécies – 95 mudas no total – que ocupam uma área de 1,2 mil m² em cada quintal. Goiaba, jabuticaba, laranja, limão e pêssego estão na lista de frutas.

O presidente da CGTEE Eletrobrás – parceira e financiadora do projeto –, Sereno Chaise, acompanhou o plantio e destacou a importância de ações focadas no homem do campo. “De todos os projetos sociais que a CGTEE apóia, este é o mais relevante, pois a atenção com o nosso agricultor é de total importância”, comentou.

O “Quintais Orgânicos de Frutas” foi iniciado em 2004 e, até agora, já são 35 mil beneficiários, 225 mil árvores plantadas e 115 cidades atingidas nos três estados da Região Sul. A ideia é fornecer frutas para uma família de até sete pessoas. Como o número de frutíferas é grande, durante todo o ano pelo menos alguma espécie estará produzindo frutos. Resultado: segurança alimentar garantida e opção de alimentação saudável e farta nos 12 meses do ano.

“Vejo a implantação dos quintais como um projeto não só com uma ação social, mas uma estratégia inovadora do ponto de vista da transferência de tecnologia”, destacou o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.
675 x 1000

Uma estrada de terra de cinco metros de largura separa as propriedades dos agricultores Pedro Schiavon e Félix Rui Duarte. O sítio de Schiavon sediou a implantação do Quintal 1000. Do lado oposto, está a propriedade de Duarte. O local recebeu o Quintal 675, em 2008. “Quem acompanhou o plantio de agora pôde ver, na prática, como o quintal garante a segurança alimentar. O Quintal 675 tem só três anos e já produz frutas, como pêssego, de ótima qualidade”, explica Fernando Costa Gomes, coordenador do projeto.

“Busquei o projeto pela variedade de frutas e hoje, com as plantas já maduras, fazemos doces, geléias, licores e sucos para o nosso consumo”, comenta Duarte, que tem 16 espécies diferentes plantadas no seu pomar.

Do outro lado da estrada, Rodrigo Schiavon, filho do proprietário Pedro, ressalta que “teremos alimentos de qualidade o ano todo aqui e mais saudáveis, pois serão produzidos sem veneno”.
Quintais Orgânicos

- Quintais Implantados: 1.000
- Árvores Frutíferas Plantadas: 83 mil
- Plantas Totais: 225 mil
- Beneficiários: 35 mil
- Cidades: 115
- Estados: RS, SC e PR

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.