Embrapa promove capacitação e dia de campo sobre ILPF na região nordeste de Mato Grosso
CI
Imagem: Pixabay
EVENTO

Embrapa promove capacitação e dia de campo sobre ILPF na região nordeste de Mato Grosso

O curso é restrito a convidados e contará com um dia de campo, aberto ao público interessado
Por:

Nesta sexta e sábado a Embrapa Agrossilvipastoril promoverá em Confresa, região nordeste de Mato Grosso, mais um módulo da capacitação continuada de técnicos sobre integração lavoura-pecuária-floresta e agricultura de baixa emissão de carbono no Vale do Xingu. O curso é restrito a convidados e contará com um dia de campo, aberto ao público interessado, que será na Fazenda Piraguassu, no município de Porto Alegre do Norte (MT).

A capacitação é realizada em conjunto com o Instituto Federal de Mato Grosso – campus Confresa, instituição que sediará as atividades. A programação abordará a evolução do uso da terra na região, os fundamentos técnicos dos sistemas ILPF, manejo de propriedades rurais para cultivo de alta rentabilidade, saúde do solo, estabelecimento e manejo de pastagens, orçamentação forrageira, inovações técnicas em sistemas ILP e a gestão da reprodução animal em sistema ILP com foco na estação de monta invertida.

A capacitação é destinada a profissionais de assistência técnica e extensão rural, estudantes de cursos de agrárias que estejam cursando o último período e produtores rurais com formação técnica.

Dia de campo

O dia de campo sobre integração lavoura-pecuária da parceria Embrapa/Senar-MT no baixo Araguaia mato-grossense será realizado no sábado, dia 2, como parte da programação da capacitação. O evento terá início às 7h30, na área de confinamento da fazenda Piraguassu, no município de Porto Alegre do Norte.

O dia de campo é aberto para participação de qualquer pessoa interessada, sendo o foco em produtores rurais, técnicos, profissionais ligados ao setor agropecuário e estudantes. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento.

Após a abertura, será feita uma apresentação geral sobre a evolução da integração lavoura-pecuária na fazenda e sobre os benefícios do sistema de plantio direto. Na sequência, terá início um circuito com três estações técnicas.

A primeira estação terá como tema a reprodução animal, abordando os avanços tecnológicos da reprodução animal na integração lavoura-pecuária com foco na estação de monta invertida. O palestrante será Ricardo Surjus, da Parceiros Agronegócios.

A estação dois abordará os solos, com palestras sobre o balanço de nutrientes na ILP dentro da modalidade boi safrinha, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Flávio Wruck, e sobre a tecnologia de bioanálise de solo BioAS para a avaliação da saúde do solo, ministrada por Renato Candido, do laboratório Solos & Plantas.

A terceira estação terá foco nos consórcios de segunda safra. Felipe Saud, da Ímpar Consultoria, falará sobre os consórcios de milho e sorgo com braquiárias na fazenda Piraguassu, e Orlando Oliveira Júnior, da Embrapa Agrossilvipastoril, apresentará os novos consórcios promissores para safrinha na ILP com foco nos serviços ecossistêmicos.

O dia de campo é realizado pela Embrapa, Senar-MT e Grupo Itaquerê. O evento conta com apoio da Famato Jovem Confresa, IFMT, Unipasto, Laboratório Solos & Plantas, UFMT, Gepi, Parceiros Agronegócios, Ímpar Consultoria, Ello Rural, Vida Rural MT e Sindicato Rural de Confresa.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.