CI

Embrapa promove curso para assistência técnica

O evento é dirigido a 90 representantes da assistência técnica pública e privada do Paraná e São Paulo


A Embrapa Soja, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro o treinamento Abordagem Prática sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP). O evento é dirigido a 90 representantes da assistência técnica pública e privada do Paraná e São Paulo.

A elevação do número de aplicações de inseticidas para o controle do percevejo na cultura da soja, aliada a retirada eminente de alguns inseticidas do mercado (ensodulfan e metamidafos) motivou as equipes de Entolomologia e de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja a promover este treinamento, que objetiva reativar o Manejo Integrado de Pragas, assim como atualizar as informações referentes ao MIP.

O treinamento oferece a oportunidade para que os técnicos conheçam tanto as informações teóricas quanto orientações práticas sobre as principais estratégias preconizadas pelo MIP. O curso irá possibilitar que cada agrônomo consiga identificar a campo os principais insetos-pragas que interferem no desenvolvimento da soja, além de obter informações sobre os danos econômicos causados pelas pragas. O treinamento objetiva ainda abordar estratégias de manejo para evitar o surgimento da resistência das pragas ao controle químico.

Programação

MANHÃ

- 8h10 às 8h30 Abertura do Evento
- 8h30 às 9h30 - Identificação de pragas e inimigos naturais de importância agronômica na cultura da soja pesquisadores da Embrapa Soja Samuel Roggia e Clara Beatriz Hoffmman-Campo
- 9h30 às 10h - Procedimentos de amostragem no MIP-Soja
Consultora da Embrapa, Beatriz S. Corrêa-Ferreira
- 10h10 às 12h30 - Prática de campo: amostragem de pragas (divisão de talhões, estágio de desenvolvimento das plantas, uso do pano-de-batida, desfolhamento)
Equipe de Entomologia da Embrapa Soja

TARDE

- 13h30 às 14h30 - Níveis de ação e o controle de pragas na soja
Pesquisador da Embrapa Soja Adeney de Freitas Bueno
- 14h30 às 15h15 - Manejo de resistência de pragas aos inseticidas utilizados
Pesquisador da Embrapa Soja Daniel R. Sosa-Gomez
- 15h30 às 16h45 - Prática de campo: amostragem de pragas (divisão de talhões, estágio de desenvolvimento das plantas, uso do pano-de-batida, desfolhamento)
Equipe de Entomologia da Embrapa Soja
16h45 às 17h - Encerramento

Serviço:
Curso: Abordagem Prática Sobre Manejo Integrado de Pragas
Datas: 30/11 e 01/12
Horário: 8h10 às 17h
Local: Embrapa Soja (Rod. Carlos João Strass - Distrito de Warta – Londrina, PR)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.