CI

Embrapa promove curso sobre metodologia em pesquisa médica e biológica

Dentre as aplicações práticas da metodologia está a detecção e a quantificação de organismos geneticamente modificados em misturas de grãos ou alimentos


Estudantes e profissionais que desenvolvem análises genéticas em laboratório têm nas metodologias de pesquisa grandes aliadas. Na tentativa de apresentar aspectos teóricos e aplicações práticas sobre PCR Quantitativo em tempo real, a Embrapa Soja promove um curso sobre o tema, entre os dias 22 e 24 de julho, na empresa, no distrito da Warta, em Londrina (PR) para um grupo de 30 participantes.

O curso irá apresentar conteúdo teórico, no auditório da empresa, e aspectos práticos, no laboratório de biotecnologia vegetal, como apresentação do equipamento e descrição do sistema utilizado na PCR, calibrações necessárias para o melhor funcionamento da máquina, além de apresentação de dois ensaios (quantificação de transgenes e análise de expressão de genes).

A PCR - reação em cadeia da polimerase, em inglês Polymerase Chain Reaction - é uma das técnicas mais comuns utilizadas em laboratórios de pesquisas médicas e biológicas, tendo como base a quantidade de DNA da espécie presente no material a ser analisado para diagnóstico de doenças infecciosas, detecção de organismos transgênicos, detecção de patógenos causadores de doenças em plantas, entre outros.

“Dentre as aplicações práticas da metodologia está a detecção e a quantificação de organismos geneticamente modificados em misturas de grãos ou alimentos, além de variação da expressão de genes, em resposta a mudanças ambientais”, explica a pesquisadora da Embrapa Soja, Francismar Correa Marcelino, que irá coordenar o curso.

Na Embrapa Soja, a metodologia vem sendo usada para estudos que medem a resposta da planta quando submetida a situações de estresses bióticos (provocados por seres vivos) e abióticos (provocados pela seca, por exemplo).

Prazo para inscrição: 20 de julho - segunda-feira.
Valor: R$300,00.

Mais informações podem ser obtidas por telefone (43) 3371-6068 ou por e-mail [email protected]. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.