CI

Embrapa realiza curso sobre processamento do cajá

Participantes do curso recebendo as orientações iniciais sobre o processamento do cajá


Foto: Pixabay

Teve início nesta quinta-feira (31/03) o curso Processamento agroindustrial do cajá, na Fazenda da Paz, na zona rural de Timon, Maranhão. O curso está sendo realizado em duas etapas, sendo a primeira nos dias 31 de março e 01 de abril e a segunda, nos dias 07 e 08 de abril.

A capacitação tem como público os acolhidos pela Fazenda da Paz  (comunidade terapêutica), estudantes da Escola Família Agrícola Soinho, e técnicos da extensão rural do entorno da Fazenda da Paz.

O objetivo do curso é promover a formação de multiplicadores em boas práticas no processamento do cajá, fruto encontrado facilmente na região e comercializado principalmente na forma de polpa, sorvetes e sucos.

Durante a capacitação, os participantes serão orientados sobre produção de polpa, geleia de cajá com e sem pimenta, iogurte saborizado com polpa de cajá e sorvete. As aulas serão ministradas pela extensionista e nutricionista do Emater, Márcia Ferreira Damasceno, que também falará sobre as Boas Práticas de Fabricação.

Serão também apresentadas informações sobre Empreendedorismo e negócio, Associativismo e Impacto ambiental no âmbito do processamento do cajá. Essa parte ficará sob a responsabilidade do extensionista do Emater, Geyson Coutinho Moura.

Na sexta-feira (08/04), no final do curso, haverá degustação dos produtos elaborados durante a capacitação.

O curso é uma realização da Embrapa Meio-Norte, do Emater e da Fazenda da Paz e é uma das atividades do projeto “Geração de tecnologias para o cultivo sustentável da cajazeira” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa  do Estado do Piauí (Fapepi) / Governo do Estado do Piauí.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.