Embrapa realiza curso sobre tecnologia de produção de sementes de hortaliças na Paraíba

Agronegócio

Embrapa realiza curso sobre tecnologia de produção de sementes de hortaliças na Paraíba

Teve início a 16ª edição do Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças, promovido pela Embrapa
Por:
312 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

Teve início nesta quarta-feira (19), a 16ª edição do Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças, promovido pela Embrapa, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no município de Areia, PB. O curso faz parte do calendário de eventos anuais da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) e a cada ano contempla diferentes localidades. Essa é terceira vez que acontece na região Nordeste, tendo já passado por Mossoró, RN e Petrolina, PE. Com cerca de 200 inscritos, entre estudantes, professores, produtores e profissionais ligados ao melhoramento genético e à tecnologia de produção de sementes, o curso segue até sexta-feira (21).

Durante a cerimônia de abertura, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, pesquisador Warley Nascimento, destacou o recorde de inscrições. "Isso mostra a importância do tema e o interesse da região Nordeste, especialmente, do Estado da Paraíba pela produção de sementes, que é o insumo básico para a cadeia produtiva de hortaliças", declarou.

Representando a Embrapa no Estado, o chefe-geral da Embrapa Algodão, Sebastião Barbosa, lembrou que a região já foi grande produtora de hortaliças e reúne condições para a produção de sementes de hortaliças de alto valor agregado. "Nós estamos vivendo um momento difícil de seca, mas precisamos estar preparados para a volta das chuvas, com boas sementes, com tecnologia para gerar emprego e renda para as pessoas da região", afirmou.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, Djail Santos, salientou que a região tem um arranjo produtivo de hortaliças significativo, com clima, tradição e o interesse dos produtores no sistema de cultivo orgânico. "Os produtores estão investindo mais em hortaliças e estão tendo um retorno em função da busca dos consumidores por produtos de mais qualidade e sem contaminantes", disse.

Programação

A primeira palestra abordou o Panorama da produção de hortaliças no Brasil e foi ministrada pelo professor da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Paulo César Tavares Melo, que é egresso do Centro de Ciências Agrárias da UFPB. A programação do curso também vai contemplar temas como mercado de sementes, legislação, produção de sementes orgânicas, produção de mudas de hortaliças, cultivo protegido, aspectos da qualidade sanitária de sementes, produção de sementes de várias espécies, beneficiamento e tratamento de sementes, análise de sementes, e contará ainda com visita a campos de produção localizados na região.

Nesta sexta-feira (21), o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Hortaliças, Ítalo Guedes, se reunirá na sede da Embrapa Algodão (Campina Grande, PB) com representantes da Emater/PB para discutir como a tecnologia disponível na Embrapa Hortaliças pode ser mais bem aproveitada na Paraíba e em outras regiões do Semiárido nordestino. Entre os assuntos em pauta estará o cultivo protegido de hortaliças na região, com a parceria da Embrapa Hortaliças.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink