Embrapa realiza Dia de Campo Florestal e lança livro sobre ILPF
CI
Agronegócio

Embrapa realiza Dia de Campo Florestal e lança livro sobre ILPF

O consórcio de florestas plantadas de eucalipto com a pecuária pode ser uma excelente alternativa para os produtores rurais
Por:
No dia 8 de dezembro, quinta-feira, a Embrapa Gado de Corte, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove o Dia de Campo Florestal – Sistemas Silvipastoris na Fazenda Nova Brilhante, em Ribas do Rio Pardo-MS. Além de receber orientações técnicas, os participantes observarão os resultados do experimento que a Embrapa desenvolve no local, sobre a influência da densidade da floresta no desenvolvimento de diferentes espécies de gramínea.


O consórcio de florestas plantadas de eucalipto com a pecuária pode ser uma excelente alternativa para os produtores rurais. Porém para garantir bons resultados, é preciso adequar as técnicas e espécies utilizadas às condições de cada propriedade, além de definir metas e objetivos.

“Se o produtor decide que o melhor para ele é focar na produção de madeira, ele deverá fazer o plantio de uma forma determinada, mas se quer garantir melhor produtividade na pecuária, deve observar as condições para o bom desenvolvimento da pastagem”, alerta o coordenador técnico do evento, Davi José Bungenstab, pesquisador da Empresa.


Em cada quadrante plantado poderá ser vista uma combinação diferente de espaçamento entre as árvores com determinada gramínea, sendo possível observar, num só local, o comportamento das diferentes espécies de pastagem em relação à densidade da floresta plantada de eucalipto.

Assim, de acordo com Bungenstab, a partir da observação e das orientações dos técnicos, o produtor poderá embasar melhor suas decisões. “Quanto mais árvores, menos gramíneas, e isso influencia diretamente no número de cabeças por hectare”, explica. No Dia de Campo serão abordadas ainda outras etapas importantes do manejo florestal, como produção de mudas, combate a pragas e controle de incêndios.


As inscrições estão abertas e são feitas no www.diadecampoflorestal.com.br.

Livro - Também no dia 8 a Embrapa lança o livro “Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta: a produção sustentável”. Editado pela Embrapa, a obra tem como editor técnico o pesquisador Davi José Bungenstab, especialista em sustentabilidade e eficiência de sistemas da Embrapa, texto de apresentação de Valdemir Antonio Laura - chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte e a participação de mais 20 autores.

O lançamento do livro acontecerá às 8 horas, logo na chegada dos participantes à Fazenda Nova Brilhante, sede da Ramires Reflorestamentos. As 50 primeiras inscrições receberão como brinde um exemplar.

Os capítulos, escritos por Davi José Bungenstab, Ademir Hugo Zimmer, Alex Marcel Melotto, Armindo Neivo Kichel, Carmen Iara Mazzoni Gonzalez, Célia Regina Grego, Cleber Oliveira Soares, Daniel de Castro Victoria, Édson Luis Bolfe, Fabiana Villa Alves, Fernando Paim Costa, Geraldo Augusto de Melo Filho, Ivo Martins Cezar, José Alexandre Agiova da Costa, Luiz Carlos Balbino, Luiz Eduardo Vicente, Mateus Batistella, Ricardo Guimarães Andrade, Roberto Giolo de Almeida, Rodrigo Amorim Barbosa e Valdemir Antônio Laura, dividem-se em:


Recuperação de pastagens degradadas com uso de sistemas de integração e o potencial agropecuário no Mato Grosso do Sul;

Sistemas de integração: o que são, suas vantagens e limitações;

Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração;

O componente florestal em sistemas de produção em integração;

O componente animal em sistemas de produção em integração;

Produção de ovinos de corte em sistemas integrados;

Uso de geotecnologias no monitoramento de sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta;

Custo-benefício dos sistemas de produção em integração;

A posição estratégica dos sistemas de integração no contexto da agropecuária e do ambiente

O Dia de Campo Florestal - Sistemas Silvipastoris é organizado pelo Painel Florestal e tem o apoio da Reflore (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) e do Sebrae/MS.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.