Embrapa realiza série de Dias de Campo em Itaquiraí
CI
Imagem: Divulgação
EVENTO

Embrapa realiza série de Dias de Campo em Itaquiraí

Agricultores familiares em atividade de Dia de Campo na terça-feira, 7 de junho de 2022, em Itaquiraí
Por:

Nos dias 7 e 9 de junho, terça e quinta-feira, respectivamente, agricultores familiares de Itaquiraí participaram das atividades dos Dias de Campo, que a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, realizaram em duas propriedades rurais do município.

A programação do evento, com duração de três horas, contou com três assuntos, sendo esses: “Aproveitamento de esterco bovino como adubo”, apresentado pela pesquisadora Adriana Moreno Pires; “Implantação e manejo do BRS Capiaçu”, com os pesquisadores Marciana Retore e Claudio Lazzarotto; e "Renovação de pastagens com consórcio milho-braquiária”, ministrada por Gessí Ceccon. 

Esses conteúdos foram abordados nos quatro eventos, que foram realizados nos dias 7 de junho (terça-feira), sendo um deles pela manhã e o outro pela tarde, no Assentamento Sul Bonito; e no dia 9 de junho (quinta-feira), também um pela manhã e o outro pela tarde, próximo ao Travessão Zumbi dos Palmares.

A pesquisadora Marciana Retore destacou a importância dos temas que foram selecionados para esses Dias de Campo e explicou que “estamos levando esclarecimentos sobre tecnologias simples que, quando implantadas corretamente, podem contribuir com resultados interessantes aos produtores, intensificando o uso da terra e produzindo alimento de qualidade para os animais”. 

O secretário municipal de agricultura e pecuária de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Júnior, conta que cerca de 100 produtores foram capacitados nessas atividades ao longo dos quatro Dias de Campo.  

“Tivemos a oportunidade de mostrar in loco aos agricultores familiares como essas tecnologias funcionam no campo e esclarecer as dúvidas diretamente com os especialistas da Embrapa sobre cada um desses assuntos”, acrescentou o proprietário da Ducampo, Márcio José Mansani, que coordenou o evento.

Itaquiraí/MS - Localizada na região Sul do Estado de Mato Grosso do Sul, Itaquiraí conta com uma população estimada em 22 mil habitantes, sendo que 65% das pessoas residem na zona rural. A atividade que mais se destaca na região de Itaquiraí é a pecuária leiteira, que envolve cerca de 2 mil produtores.  

No município existem, atualmente, 12 assentamentos: Indaiá, Sul Bonito, Santa Rosa, Tamakavi, Guaçu, Boa Sorte, Lua Branca, Santo Antônio, Itaquiraí, Caburey, Foz do Rio Amambaí e Aliança. São nesses assentamentos que a atividade leiteira vem sendo realizada, gerando uma produção diária de mais de 100 mil litros de leite. Dois assentamentos são responsáveis pela produção de 30% da produção leiteira do município, sendo esses: Indaiá, com 633 famílias e Sul Bonito, com 412 famílias.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.