Embrapa realiza série de lives sobre o sorgo
CI
Imagem: Marcel Oliveira
LIVE

Embrapa realiza série de lives sobre o sorgo

O sorgo vem ganhando destaque
Por:

Em meio à conjuntura de uma safra recorde de grãos confirmada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) que ultrapassa as 253 milhões de toneladas, o sorgo vem ganhando destaque, mesmo que ainda de forma tímida, na evolução da produção, da produtividade e do aumento de área plantada.

Em relação à última safra, por exemplo, a área plantada com sorgo no País saltou de 732.300 hectares para 808.700 hectares, considerando os últimos dados relativos à projeção da Conab para o mês de julho de 2020. A produtividade – de 2.973 kg/ha na safra 2018/2019 – passou para 3.254 kg/ha, e a estimativa de produção chega a 2.631.000 toneladas. 

Os produtores do estado de Goiás, maior produtor de sorgo do Brasil, têm contabilizado ainda um saldo positivo na comercialização do cereal, já que o valor da saca tem se valorizado. Para mostrar o potencial da cultura na alimentação de animais e seus diferenciais, como maior tolerância à seca, o contexto de produção, além do manejo de pragas, a Embrapa Milho e Sorgo está organizando uma série de lives que têm início no próximo dia 18 de agosto.

Abaixo, veja os temas que serão abordados e os palestrantes. Não perca! As inscrições podem ser feitas pelo www.sympla.com.br/serie-de-lives-sorgo-em-pauta__940865

Live 1 – Manejo do pulgão-da-cana no sorgo
Data: 18/08/2020
Horário: 19h
Palestrantes: 
Simone Mendes | Embrapa Milho e Sorgo
Armando Falcão | Coordenador Técnico Nuseed | Atlântica Sementes
Moderador: Pesquisador Cícero Beserra de Menezes | Embrapa Milho e Sorgo

Contexto: O pulgão-da-cana-de-açúcar, Melanaphis sacchari (Zethner), causou prejuízos consideráveis nas duas últimas safras de sorgo no Brasil. A falta de informações sobre a praga e as interações desse inseto com a cultura foram limitantes no campo.  Assim, essas serão questões abordadas nesta live, ajudando nos processos de tomada de decisão e nas estratégias para o manejo da praga.

Live 2 – Sorgo na alimentação de aves e suínos
Data: 27/08/2020
Horário: 19h
Palestrante: Evandro Abreu Fernandes – Universidade Federal de Uberlândia
Moderador: Pesquisador Cícero Beserra de Menezes | Embrapa Milho e Sorgo

Contexto: No Brasil, toda ração animal tem como base o milho, que participa entre 60% e 70% da composição, e o farelo de soja, que varia entre 15% e 20% do composto. O sorgo em grão é mais um produto disponível no mercado que pode ser utilizado na nutrição, em substituição ao milho, sem comprometer o desempenho animal. O sorgo pode substituir o milho em 100% na constituição de rações para aves e suínos, apresentando similar valor energético, mas com custo menor para o produtor. Nesta live serão abordados temas sobre o potencial do uso do sorgo na alimentação animal, com ênfase na nutrição de aves e suínos. Serão mostrados resultados de pesquisas com o uso do sorgo em grão em substituição ao uso do milho. 

Live 3 – Sorgo na alimentação de bovinos
Data: 03/09/2020
Horário: 19h
Palestrantes: Claudio Prates Zago | Helix Sementes (Biomatrix e Santa Helena)
Dimas Cardoso | KWS do Brasil
Moderador: José Avelino Santos Rodrigues | Pesquisador aposentado da Embrapa Milho e Sorgo

Contexto: Na alimentação de bovinos confinados, o sorgo é o segundo cereal mais utilizado, seja na forma de grãos moídos, silagem de grãos reidratados ou silagem de planta inteira. O valor energético do sorgo, na alimentação de bovinos de corte ou leite, varia entre 95% e 100% quando comparado ao milho. Esse menor valor energético do sorgo pode ser contornado por técnicas de processamento do grão, visando melhorar a eficiência de digestão do amido. O sorgo possui a vantagem de ser mais barato que o milho e ter valor energético similar. Nesta live serão abordados temas sobre uso de sorgo na alimentação de bovinos, com foco no uso de silagem de grãos reidratados, e silagem de planta inteira.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink