CI

Embrapa recebe estudantes da Unesp para discutir controle biológico de ácaros fitófagos

As exportações de bioagentes cresceram substancialmente


As exportações de bioagentes cresceram substancialmente

As introduções de ácaros predadores exóticos no país realizadas pelo Laboratório de  Quarentenária Costa Lima da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) serão analisadas em seminário, em 30 de novembro, coordenado pelo pesquisador Luiz Alexandre Nogueira de Sá, da Embrapa Meio Ambiente e pelo professor Daniel de Andrade, da Unesp Jaboticabal, com alunos de pós graduação dessa Universidade.

Desde sua inauguração, a equipe do laboratório introduziu, entre outros, inimigos naturais do ácaro vermelho das palmeiras, controlado pelo ácaro predador Amblyseius swirskiii de Benin, África; e posteriormente para o controle da mosca branca Bemisia tabaci em vários tipos de cultivos.

Também os ácaros predadores Euseius flechtmanni do Paraguai, E. ho de Porto Rico, E. fructicolus do Chile, E. emanus do Peru, E. vivax da Costa Rica, E. caseariae e E. errbundus de Trinidade foram introduzidos para o controle biológico clássico do micro ácaro do tomateiro ou ácaro bronzeado.

Foram exportadas espécies de ácaros predadores da família Phytoseiidae para o controle do ácaro do coqueiro, para a África, dentro das ações do Programa de Cooperação entre a Embrapa-Brasil e o International Institute of Tropical Agriculture (IITA)-África. As exportações de bioagentes, realizadas com a colaboração do Laboratório "Costa Lima" nos últimos anos cresceram substancialmente, totalizando 36 exportações de 1991 até julho 2013, explica Sá.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.