Embrapa recebe estudantes da Unesp para discutir controle biológico de ácaros fitófagos

Agronegócio

Embrapa recebe estudantes da Unesp para discutir controle biológico de ácaros fitófagos

As exportações de bioagentes cresceram substancialmente
Por:
412 acessos

As exportações de bioagentes cresceram substancialmente

As introduções de ácaros predadores exóticos no país realizadas pelo Laboratório de  Quarentenária Costa Lima da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) serão analisadas em seminário, em 30 de novembro, coordenado pelo pesquisador Luiz Alexandre Nogueira de Sá, da Embrapa Meio Ambiente e pelo professor Daniel de Andrade, da Unesp Jaboticabal, com alunos de pós graduação dessa Universidade.

Desde sua inauguração, a equipe do laboratório introduziu, entre outros, inimigos naturais do ácaro vermelho das palmeiras, controlado pelo ácaro predador Amblyseius swirskiii de Benin, África; e posteriormente para o controle da mosca branca Bemisia tabaci em vários tipos de cultivos.

Também os ácaros predadores Euseius flechtmanni do Paraguai, E. ho de Porto Rico, E. fructicolus do Chile, E. emanus do Peru, E. vivax da Costa Rica, E. caseariae e E. errbundus de Trinidade foram introduzidos para o controle biológico clássico do micro ácaro do tomateiro ou ácaro bronzeado.

Foram exportadas espécies de ácaros predadores da família Phytoseiidae para o controle do ácaro do coqueiro, para a África, dentro das ações do Programa de Cooperação entre a Embrapa-Brasil e o International Institute of Tropical Agriculture (IITA)-África. As exportações de bioagentes, realizadas com a colaboração do Laboratório "Costa Lima" nos últimos anos cresceram substancialmente, totalizando 36 exportações de 1991 até julho 2013, explica Sá.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink