CI

Embrapa recebe visita de chefe da Divisão de Meio Ambiente (DEMA) do Itamaraty

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia recebeu no dia 14 de junho de 2017 a visita do chefe da DEMA do Itamaraty, Marcelo Böhlke


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia recebeu no dia 14 de junho de 2017 a visita do chefe da Divisão do Meio Ambiente (DEMA) do Itamaraty, Marcelo Böhlke. Ele veio acompanhado da subchefe, Luciana Melchert Saguas Presas, e das representantes da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/MAPA) e da Embrapa (SRI/Embrapa), Carolina Belisário e Maria José Sampaio.

O objetivo foi conhecer os trabalhos de conservação de recursos genéticos vegetais e animais da Embrapa. Eles foram recebidos pelas pesquisadoras Vânia Rennó e Maria do Socorro Maués, que fizeram apresentações sobre as redes de conservação de plantas e animais, geridas pela Empresa em parceria com instituições de pesquisa e ensino brasileiras.

Banco Genético

Depois, a comitiva visitou o Banco Genético da Embrapa, pioneiro no Brasil por reunir em um só espaço pesquisas de conservação e uso sustentável de recursos genéticos de plantas, animais e microrganismos. Com uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados, o prédio tem capacidade para armazenar amostras de 750 mil sementes. É o maior da América Latina e um dos maiores do mundo, com mais de 120 mil amostras de sementes de 765 espécies conservadas em câmaras frias a 20º abaixo de zero, onde podem permanecer por até 100 anos.

Eles foram recebidos pelo pesquisador Juliano Pádua e o analista Leonel Neto, que apresentaram a conservação de sementes a longo prazo, e pela pesquisadora Vânia Rennó, que falou sobre a criopreservação e o banco de DNA. Conheceram também as pesquisas com animais, explicadas pelos pesquisadores Maria do Socorro Maués e Samuel Paiva.

Banco Genético de amendoim

Por fim, conheceram o Banco Ativo de Germoplasma de Espécies Silvestres de Arachis (parentes silvestres do amendoim), coordenado pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia José Francisco Montenegro Valls, que é o mais representativo do mundo, com mais 1600 acessos de espécies silvestres de Arachis, representando as 81 espécies.

O banco é resultado de mais de 60 expedições lideradas pelo pesquisador em várias regiões brasileiras e também de intercâmbio com países vizinhos.

A Unidade é considerada hoje a instituição mais ativa na pesquisa e conservação de recursos genéticos de Arachis na América Latina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.