CI

EMBRAPA RONDÔNIA PRESENTE NA AMAZONTECH 2003


Revelar a importância da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento sustentável e tecnológico de uma região com necessidades urgentes de implantação de políticas Ambientais: a Amazônia.

Com esse objetivo, a feira tecnológica "Amazontech 2003", promovida pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi aberta nessa terça-feira, 23, em Manaus (AM). O evento acontece até o dia 27.

Reunindo a iniciativa pública e privada, a terceira edição da Amazontech irá reunir as Unidades da Embrapa da região Norte, além de outras Unidades temáticas da empresa espalhadas pelo Brasil. De Rondônia, a pesquisa que está sendo executada pela Embrapa nas áreas de café, grãos e pecuária (tanto de leite quanto de corte) será revelada aos participantes. "Temos um trabalho reconhecido regionalmente e tais tecnologias podem ser levadas para outros estados da Amazônia", pondera o pesquisador e chefe geral da Embrapa Rondônia, Newton de Lucena Costa, que irá apresentar trabalhos relacionados à formação e manejo de pastagens na Amazônia.

Dados concretos de pesquisas serão apresentados, como a viabilidade da produção de grãos na Amazônia em áreas já alteradas pela ação do homem. "O trabalho de pesquisa da Embrapa na Amazônia desenvolve possibilidades em regiões que já sofreram algum tipo de intervenção, por meio da intensificação de processos produtivos. A necessidade de preservar áreas é urgente", continua o chefe geral da Embrapa Rondônia. Em relação à produção de grãos na Amazônia, o Estado pode ser auto suficiente, segundo o pesquisador da Unidade na Área de Melhoramento Vegetal André Rostand Ramalho, também participante da Amazontech 2003.

"Algumas regiões oferecem potencial agroprodutivo para reverter a situação de importador e se tornar uma das principais referências no Norte do Brasil na produção de soja, milho e arroz de terras altas", destaca Rostand. "A Embrapa Rondônia desenvolve pesquisas relacionadas ao cultivo de grãos nos cerrados pré-amazônicos desde o início da década de 80 e já detemos cultivares altamente produtivas de soja, arroz, milho, sorgo e outras culturas", completa o especialista.

No agronegócio café, o pesquisador Wilson Veneziano irá demonstrar alguns resultados de pesquisa, como o controle biológico da broca-do-café com o fungo Beauveria bassiana. Outros trabalhos como café também serão apresentados pelo pesquisador Ronaldo Encarnação, da Embrapa Café, que coordena o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Café.

O chefe geral da Embrapa Rondônia ainda participa do "Encontro de Secretários de Agricultura da Amazônia", quarta-feira, 24, com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. No estande da Unidade, o engenheiro agrônomo e responsável pela Gestão de Transferência de Tecnologias (GTT), Zenildo Ferreira Holanda Filho, será a pessoa responsável pelo atendimento aos clientes, público composto por profissionais dos setores primário, secundário e terciário dos ramos

empresarial, educacional, tecnológico e científico da Amazônia.

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb / MG 06566 JP)

Assessoria de Comunicação Social Embrapa Rondônia

Área de Comunicação e Negócios (ACN)

Telefone: (69) 225-9387 / 222-0014 (ramal 6530)

Fax: (69) 222-0409

E-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.