Embrapa subsidia a gestão da pesca no Pantanal

Agronegócio

Embrapa subsidia a gestão da pesca no Pantanal

O programa apresenta casos de pescadores que vivem da pesca no estado e também fala sobre o turismo de pesca na região pantaneira
Por:
388 acessos

O Dia de Campo na TV vai falar sobre a gestão da pesca no Pantanal, um trabalho desenvolvido pela Embrapa e instituições parceiras que vem ajudando a melhorar a atividade pesqueira no Mato Grosso do Sul. O programa apresenta casos de pescadores que vivem da pesca no estado e também fala sobre o turismo de pesca na região pantaneira.

Como forma de subsidiar o gerenciamento da atividade pesqueira na bacia do Alto Paraguai, a Embrapa Pantanal desenvolve estudos voltados ao uso sustentável dos recursos pesqueiros locais. O conjunto de conhecimentos gerado pela unidade e parceiros engloba áreas como biologia, processamento de pescado e hidrologia, resultando em informações que contribuem para conservar o ambiente e manter a atividade. "Nós estamos pesquisando um recurso que tem um papel estratégico na sociedade. A importância social da pesca profissional artesanal, praticada principalmente pelos ribeirinhos, é muito grande, assim como a segurança alimentar dessas populações, a produção de serviços e o papel econômico da pesca amadora", diz o pesquisador Agostinho Catella.

O conjunto de tecnologias elaborado pela unidade envolve ações como a definição de tamanhos mínimos de captura para as principais espécies nativas e do período de defeso (quando não é permitido pescar para assegurar a reprodução dos animais), a publicação de um manual de identificação de peixes, o desenvolvimento de produtos de pescado para espécies da região, estudos de qualidade da água e outras iniciativas. Segundo Agostinho, esses conhecimentos são utilizados como subsídios para a formulação de normas e para a atuação de entidades, instituições e órgãos tomadores de decisões relacionadas à pesca.

O Dia de Campo na TV "Embrapa subsidia a gestão da pesca no Pantanal" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em parceria com a Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além do tema principal, o programa ainda aborda outros assuntos nos quadros "Agência Embrapa de Notícias", "Sempre em Dia", "Repórter em Campo", "Na Mesa", "Quem quer ser cientista", "Minuto do Livro", e "Ciência e Tecnologia em Debate".

Assista ao programa (horário de Brasília):
TV Câmara – sábado, às 7h, com reprise no domingo, no mesmo horário
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir das 19h30min


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink