CI

Embrapa vai implantar “Quintal 1000”

Propriedade de agricultor familiar de Pelotas receberá o milésimo pomar do projeto


Propriedade de agricultor familiar de Pelotas receberá o milésimo pomar do projeto “Quintais Orgânicos de Frutas”. Já são 35 mil beneficiários, 115 cidades atingidas e 225 mil árvores plantadas

O projeto “Quintais Orgânicos”, coordenado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), vai plantar as mudas do que será seu milésimo pomar de frutíferas no dia 1° de dezembro. Uma cerimônia vai marcar a chegada do programa à marca histórica. Já são 35 mil beneficiários, 225 mil árvores plantadas e 115 cidades atingidas nos três estados da Região Sul. O presidente da CGTEE Eletrobrás, Sereno Chaise, vai acompanhar o plantio.

O projeto “Quintais Orgânicos” repassa kits de mudas de frutíferas para agricultores familiares, escolas, comunidades quilombolas e indígenas. Cada quintal é constituído de cinco mudas de árvores de 17 espécies – 85 no total – e ocupa uma área de 1,2 mil m². Goiaba, jabuticaba, laranja, limão e pêssego estão na lista de frutas de cada quintal.

A ideia é fornecer frutas para uma família de até sete pessoas. Como o número de frutíferas é grande, durante todo o ano pelo menos alguma espécie estará produzindo frutos. Resultado: segurança alimentar garantida e opção de alimentação saudável e farta nos 12 meses do ano.

O projeto foi iniciado em 2004 e é financiando pela Eletrobras CGTEE.

Quintal Mil

- 01/12/2011 – 10h45
- Colônia Santa Bernardina, Vila Cascata – Pelotas/RS
- Propriedade do agricultor Pedro Schiavon de Souza

Dados

- Quintais Implantados: 1.000
- Árvores Frutíferas Plantadas: 83 mil
- Plantas Totais: 225 mil
- Beneficiários: 35 mil
- Cidades: 115
- Estados: RS, SC e PR

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.