CI

Embrapa vai instalar microdestilarias em propriedades no PI

Plano de ação pode mudar o perfil sócioeconômico da agricultura familiar


Um plano de ação de transferência de tecnologia e inovação tecnológica para a produção de etanol pode mudar o perfil sócioeconômico da agricultura familiar no Piauí. A Embrapa Meio-Norte tem como meta para este ano a instalação de uma microdestilaria em uma comunidade agrícola de base familiar, em um município a ser definido, que será piloto em uma ação ampla de incentivo à agroenergia no Estado.


Além da microdestilaria bioflex, que será o núcleo de toda a ação, serão implantadas uma unidades de observação de cana-de-açúçar, sorgo sacarino, batata-doce e mandioca, para fortalecer o trabalho de pesquisa e divulgação. É meta também da Embrapa Meio-Norte realizar cursos de capacitação de manutenção e operacionalização de microdestilaria e caldeira, produção de etanol, cachaça, rapadura, açúcar mascavo e melaço.

“Queremos capacitar também o pequeno agricultor no cultivo de cana-de-açúcar e na produção de etanol e de outros produtos, para melhorar a renda familiar nas comunidades”, disse o pesquisador Marcos Emanuel Veloso, coordenador do plano de ação Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica em Agroenergia para a Agricultura Familiar do Estado do Piauí.

O plano prevê também visitas técnicas de pesquisadores a microdestilarias instaladas nos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, onde a produção de etanol e de cachaça de boa qualidade vem ganhando força na agricultura familiar. “Essas visitas serão de extrema importância para o fortalecimento do nosso trabalho no Piauí”, ressalta o pesquisador.


O pontapé inicial do plano de ação será dada na próxima semana, nos dias 17 e 18, com a realização, no Luxor Hotel, em Teresina, do Simpósio de Agroenergia para Agricultura Familiar, com a participação de experientes pesquisadores da Embrapa e de universidades, como palestrantes. O evento, o primeiro do gênero no Piauí, vai reunir técnicos, pesquisadores, professores, empresários e pequenos agricultores.

Para executar esse plano, a Embrapa Meio-Norte terá o aporte de R$ 500 mil, recursos do Tesouro Nacional, que foram alocados através de uma emenda parlamentar do deputado federal Jesus Rodrigues, do PT do Piauí (Cidade Verde, 13/3/14)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.