CI

Embrapa valida protocolo Carne Baixo Carbono para pecuária sustentável

Embrapa valida diretrizes técnicas para produção de Carne Baixo Carbono (CBC)


Foto: Pixabay

A Embrapa deu mais um passo em direção à pecuária sustentável ao validar o protocolo Carne Baixo Carbono (CBC), após o lançamento bem-sucedido da marca-conceito Carne Carbono Neutro (CCN). O CBC visa auxiliar os pecuaristas na produção com foco em sustentabilidade, fornecendo diretrizes para sistemas pecuários que não incluem árvores na pastagem, mas que têm potencial para mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio da adoção de boas práticas agropecuárias.

Durante dois ciclos produtivos no Cerrado baiano, a Embrapa avaliou o protocolo CBC, considerando oito parâmetros técnicos, incluindo densidade do solo, estoque de carbono, qualidade do solo, disponibilidade de forragem, ganho de peso dos animais e emissões entéricas. Essas cláusulas estão integradas aos requisitos obrigatórios propostos no protocolo, em conformidade com as legislações trabalhistas e ambientais.

A pesquisadora Márcia Silveira, que coordenou o trabalho de validação, ressaltou que a implementação do protocolo não compromete a produtividade nem a qualidade da carne, ao mesmo tempo em que contribui para a lucratividade do produtor, a manutenção ou aumento do estoque de carbono do solo e a redução das emissões de GEE, além de minimizar o impacto sobre a vegetação nativa.

Esses esforços, incluindo o desenvolvimento da CBC e da CCN, fazem parte da Plataforma Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, que busca valorizar produtos peculiares produzidos de forma mais eficiente e com menor impacto ambiental. As diretrizes do CBC, lançadas em 2020, estão homologadas ao Plano Agrícola de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+), e agora, após a validação em ambiente de produção comercial, estão disponíveis para adesão voluntária por parte dos pecuaristas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.