CI

Empoderamento feminino no campo cresce 19% em dez anos

As mulheres têm papel importante contra o envelhecimento do campo e o êxodo rural


A terceira edição do programa Força Feminina em Campo, iniciativa da Japan Tobacco International (JTI), reuniu centenas de mulheres no fórum realizado ontem. no Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Durante evento foram debatidos os desafios da liderança feminina no meio rural.

Pesquisa apresentada indica um crescimento de 19% no empoderamento feminino no campo ao longo de dez anos. Atualmente, a força da mulher no meio rural já chega a 31%, contudo este número está aquém do ideal, informa o vice-presidente da divisão de tabaco da JTI Brasil, Paulo Saath.

“A gente acredita que a participação até pode ser maior do que os 31% divulgados, mas a percepção dessa participação ainda tem muito a evoluir. Por isso mesmo que esses eventos e fóruns de conscientização são tão importantes”, destacou Saath. Ele lembrou ainda que cada vez mais a mulher, não apenas no campo, mas na sociedade como um todo, desempenha um papel multifuncional cada vez maior.

Ele informou ainda que é cada vez mais “relevante o papel da mulher no processo de gestão e tomada de decisão. Aos poucos os paradigmas vão sendo quebrados e a mulher vai se sentindo empoderada”, destacou. A JTI, segundo Saath, tem internamente um programa forte de formação de lideranças, que conta com diretrizes globais, mas que são adaptadas à realidade local.

Foi observado ainda que o envelhecimento do campo e o êxodo rural desafiam a continuidade da agricultura familiar no Brasil, mas que as mulheres têm um papel relevante em reverter esse cenário. Este ano, o projeto Força Feminina em Campo ocorrerá ainda nos municípios de Itaiópolis (SC) e Irati (PR). A expectativa é de que o evento reúna 850 agricultoras dessas regiões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.