Empregos no agro têm melhor trimestre desde 2012
CI
Imagem: Marcel Oliveira
ECONOMIA

Empregos no agro têm melhor trimestre desde 2012

Período refere-se aos meses de agosto, setembro e outubro
Por: -Eliza Maliszewski

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (29) os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Os números referem-se ao trimestre encerrado em outubro e aponta um crescimento no índice de desemprego no país. 

A taxa de desocupação ficou em 14,3% entre agosto e outubro de 2020, uma alta de 0,5 ponto percentual (p.p) em relação ao trimestre de maio a julho (13,8%) e 2,7 p.p. frente ao mesmo trimestre de 2019 (11,6%). A população desocupada somou 14,1 milhões de pessoas, um crescimento de 7,1% frente ao trimestre anterior. Foram mais 931 mil pessoas que perderam seus postos de trabalho.

A população ocupada somou 84,3 milhões de pessoas, uma alta de 2,8% ou mais 2,3 milhões frente ao trimestre anterior. O nível de ocupação fechou em 48,0% e subiu 0,9 p.p. frente ao trimestre anterior. Todos os desempenhos são negativos em relação a 2019 quando não havia pandemia.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada fechou em 29,8 milhões no setor privado e aumentou em 384 mil pessoas. O número de empregados sem carteira assinada no setor privado somou 9,5 milhões, com alta de 9,0% (mais 779 mil pessoas). O número de trabalhadores por conta própria soma 22,5 milhões, com alta de 4,9% (mais 1,1 milhão) em relação ao período anterior.

Segundo o IBGE frente ao trimestre anterior, a ocupação cresceu em quatro dos dez grupamentos. O melhor desempenho é da construção, com alta de 10,7%. Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura somaram avanço de 3,8%, a frente da indústria, que fechou em 3%). Ainda no agronegócio a variação no trimestre é maior do que no mesmo trimestre de 2019, quando somou alta de 3% na ocupação. Na comparação entre 2012 e 2020 esta foi a maior alta no trimestre nesses oito anos. 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink