CI

Empresa avícola amplia parque e anuncia novas metas no TO

A Frango Norte deverá atingir a marca de 100 mil aves abatidas até 2010


Até o ano de 2010 a empresa avícola Frango Norte, baseada em Paraíso - distante 60 quilômetros de Palmas (TO) - deverá atingir a marca de 100 mil aves abatidas por dia. Os proprietários da indústria, que ontem teve a ampliação de seu parque industrial inaugurada, já projetam, em um segundo momento, a exportação dos produtos. José dos Santos Carneiro, um dos sócios-proprietários, destaca que a intenção, primeiro, é ganhar o mercado interno. "Toda empresa que investe não pensa apenas no mercado interno, mas para este momento esse é o foco. Estamos de olhos bem abertos para os mercados das regiões Norte e Nordeste", revelou o empresário.

A capacidade produtiva da empresa foi aumentada em 60%, com investimentos que chegam a R$ 10 milhões. Atualmente são abatidos na indústria avícola 25 mil aves por dia; com a ampliação a carga de abates poderá subir para 40 mil aves por dia. Aroldo Amorim Filho, um dos sócios, diz que a empresa, através do projeto de integração (veja matéria correlata) está projetando ter pelo menos 100 parceiros em 16 municípios em um raio de até 70 quilômetros e gerar investimentos da ordem de R$ 20 milhões.

A geração de empregos apenas com a ampliação foi de 15%, passando de 370 empregados para 425. A projeção dos empresários é que, com o abate chegando a 100 mil aves/dia (em 2010), e com a ampliação do projeto de integração, a empresa dará emprego a mais de 1,8 mil pessoas na região. Segundo José Carneiro, a empresa, hoje, responde por 65% do mercado avícola no Estado. A matéria-prima ainda é adquirida em Goiânia e no Norte do Estado, mas a intenção é buscá-la cada vez mais próximo, nos municípios vizinhos através do projeto de integração; a produção local - região de Paraíso - atende a 20% da demanda da indústria, segundo revelaram os industriais.

Inauguração:

Mais de 200 pessoas compareceram à inauguração da ampliação ontem, na sede da empresa. Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, visitou as instalações e a parte ampliada da indústria. O secretário destacou que o crescimento da empresa revela o potencial de oportunidades que o Tocantins tem. “Eles se estabeleceram de forma mais ampla com a ajuda dos incentivos fiscais que o governo estadual está dando”, pontuou o secretário durante discurso.

Além dele, dezenas de visitantes conheceram a indústria, desde o abate e desossa ao resfriamento e empacotamento dos produtos para a venda. Estiveram presentes na solenidade o senador Leomar Quintanilha, os deputado federais Moisés Avelino e Laurez Moreira, e os deputados estaduais Fabion Gomes e José Geraldo Oliveira Melo. A diretora de produção animal da secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro), Érika Jardim, representou o secretário Roberto Sahium. A secretária de Desenvolvimento de Paraíso, Neusa Helena Inácia Ruas, representou o prefeito Arnoud Bezerra.

Representantes de instituições financeiras também foram à solenidade. Entre eles, os superintendentes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, José Messias de Sousa e Paulo Ricci, respectivamente. Evandro Aires representou a gerente regional do Banco da Amazônia, Marisa Maracaípe.

Também prestigiaram a solenidade o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Eduardo Machado; o presidente do Instituto Euvaldo Lodi, Carlos Wagno Milhomem; o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Massuia; a diretora geral da Organização Jaime Câmara (OJC) no Tocantins, Fátima Roriz; o presidente da Associação Tocantinense de Supermercados, José Antônio de Deus e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Paraíso do Tocantins (Acip), Carlos Roberto Bandeira Labre.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.