CI

Empresa chinesa de fertilizantes investirá na América do Sul

"Estamos iniciando um caminho sério de investimento, produção, exportação e substituição de importações"


Foto: Canva

A empresa chinesa Shaanxi Coal Group investirá 1.250 milhões de dólares para abrir uma fábrica de fertilizantes na província de Tierra del Fuego. O objetivo desta planta – que contará com a melhor tecnologia da América Latina – será abastecer o mercado interno e exportar os excedentes. A Terra de Fogo (em português), é um arquipélago localizado no extremo sul do continente, dividido entre a Argentina e o Chile.

O investimento foi anunciado depois que o governador da Terra do Fogo, Gustavo Melella, e da província chinesa de Shaanxi, Zhao Yide, assinaram um acordo na noite de segunda-feira, e por meio de uma reunião virtual realizada pela produção Zoom. A notícia foi bem recebida pelos setores agrícolas, pois devido à guerra entre Rússia e Ucrânia nos últimos meses houve escassez de fertilizantes, a maioria importados.   

“Este é um acordo muito importante para a província e para o país. Estamos iniciando um caminho sério de investimento, produção, exportação e substituição de importações, então essa é uma ótima notícia, porque tem a ver com desenvolvimento e geração de empregos”, disse Melella em sua conta no Twitter.   

Enquanto isso, o embaixador argentino na China, Sabino Vaca Narvaja, afirmou que “este projeto colocará a Argentina como exportadora de fertilizantes, produto que hoje é um ativo estratégico para o mundo, além de abastecer nosso setor agrícola. O investimento prevê a melhoria dos portos da Terra do Fogo e a construção de uma usina termelétrica que fornecerá energia à usina e também à província”.

A planta planeja produzir anualmente 600.000 toneladas de amônia sintética e 900.000 toneladas de ureia, entre outros fertilizantes e herbicidas. Além disso, o acordo prevê a construção de um porto multiuso com fechamento interno, que permitirá a atracação de navios de 20 mil toneladas, e uma usina de 100 megawatts.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.