CI

Empresa cria “tênis vegano” com produtos de vinho

O novo calçado vai chamar-se W3RD Wine Pack


Foto: Marcel Oliveira

A empresa holandesa de calçados Mercer Amsterdam, em colaboração com a Vegea, uma empresa italiana que produz couro vegano, acaba de anunciar que vai lançar uma linha de calçados esportivos como parte de sua próxima coleção primavera-verão. A Vegea faz couro ecológico a partir dos resíduos da produção do vinho, em particular, as sementes e fibras da uva. 

O novo calçado vai chamar-se W3RD Wine Pack e será vendido por cerca de 250 €. Eles serão lançados como parte da coleção Primavera / Verão 2021 da Mercer Amsterdam em dezembro deste ano. 

Além do material derivado da uva, o calçado esportivo terá uma malha feita com restos de garrafas PET recuperadas e sua sola será feita de um material obtido a partir de algas. “O couro do vinho é macio, liso, estável, 100% sustentável e pode ser reciclado. Quase parece couro e também pode ser processado adequadamente”, disse a empresa em um comunicado. “O couro do vinho é 100% vegano, os animais não são prejudicados e nenhum produto de origem animal é usado durante o processo de produção”, completou. 

O W3RD Wine Pack virá em uma gama de quatro cores. “Este é o primeiro e único produto deste material por enquanto, mas planejamos expandir essa gama”, disse o fundador Pim Mercer. 

Falando ao Decanter.com em 2017, o fundador da Vegea explicou suas credenciais de sustentabilidade, afirmando que 'dos 26 bilhões de litros de vinho produzidos anualmente, [fornece] cerca de sete bilhões de quilos de bagaço de uva, dos quais três bilhões de metros quadrados de couro de vinho poderiam ser produzidos, completou o proprietário. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.