CI

Empresa está com 94% da produção leiteira com certificação de qualidade

Cumprimento dos critérios do programa Boas Práticas Agropecuárias garante que a propriedade produza de forma sustentável e entregue leite com qualidade


Foto: Divulgação

Alcançar um sistema produtivo na cadeia de leite cada vez mais eficiente, garantindo volume e qualidade ao produto, tem sido o objetivo da cooperativa Frísia junto aos mais de 200 cooperados da bovinocultura leiteira. Este trabalho resultou na ampliação do volume de leite com certificação de qualidade, alcançando em 2021 o índice de 94% do volume produzido dentro dos requisitos do programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), o maior índice dos últimos anos. A certificação BPA é um dos diferenciais da bacia leiteira na região de Carambeí e garante que a propriedade produza de forma sustentável, entregando leite com qualidade e segurança alimentar.

“O Programa de Boas Práticas Agropecuárias é aplicável a todas as propriedades que comercializam o leite cru para o Pool Leite. Estar enquadrado nas normas estabelecidas é uma exigência para receber o credenciamento, garantindo melhoria contínua na matéria prima entregue. Em 2016, nosso volume de leite com certificação de qualidade do BPA era de 77%, ou seja, em apenas cinco anos, esse índice registrou incremente de 22%, deixando a cooperativa ainda mais próxima de alcançar a totalidade de leite produzido dentro dos critérios de qualidade do BPA”, explica Leonardo Moreira Sviercoski, veterinário do setor de Pecuária da Frísia.

Com as exigências do Programa de Boas Prática Agropecuárias é possível garantir que a propriedade entregue um leite de maior qualidade e com maior segurança para a indústria. Os pilares do programa abrangem critérios relacionados ao bem-estar animal, instalações, manutenções e operações das propriedades leiteiras, classificando as propriedades conforme adequação aos pilares em Nível Ouro e Nível Prata.

“Para a propriedade ser certificada com o BPA, ela passa por uma auditoria para verificar todos os itens e exigências das legislações vigentes. Dessa forma, o BPA funciona como uma ferramenta de trabalho, porque contribui tanto com a parte operacional, orientando os melhores procedimentos e processos dentro da produção, como também na gestão da propriedade e tomada de decisões. Aquele produtor que hoje entrega leite com certificação de qualidade do BPA garante biossegurança no produto e bonificação no valor final”, detalha o gerente de Negócios Bovinos da Frísia, Jefferson Tramontini.

A ampliação do volume de leite com certificação de qualidade em 2021 é resultado do trabalho da cooperativa Frísia junto aos produtores de leite, com assistência e orientação técnica para adequação aos critérios exigidos nas legislações vigentes. O trabalho inicia com a visita técnica da cooperativa para implementação do programa em propriedades ainda não credenciadas, detalhando os critérios exigidos e avaliando quais adequações serão necessárias. Após essas adequações, é agendada visita na propriedade com técnico de qualidade do Pool Leite, verificando se todos os pilares do programa estão sendo executados. O recredenciamento é realizado anualmente, com visitas técnicas de avaliação nas propriedades.

O programa de Boas Práticas Agropecuárias é uma das estratégias que garantem um produto de qualidade diferenciada na mais expressiva região produtora de leite do Brasil, onde acontecerá a 15ª edição da ExpoFrísia, uma das principais feiras da pecuária leiteira do Brasil, que reúne o melhor em genética, manejo e produtividade. A ExpoFrísia tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia, e acontece entre os dias 12 e 14 de maio, no Parque de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR). Saiba mais em www.expofrisia.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.