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Empresa ganha mercado com vinho do sertão de PE

A Vinibrasil investiu 8 milhões de euros entre 2003 e 2006 e vendeu dois milhões de garrafas neste período


A empresa luso-brasileira Vinibrasil, inovadora na adaptação da videira em condições tropicais onde parecia impossível produzir vinho, vendeu dois milhões de garrafas nos últimos quatro anos, afirmou nesta sexta-feira (05-01), Casimiro Gomes, presidente da Dão Vinhos, a controladora lusa da Vinibrasil.

"A biografia científica considerava que entre os paralelos 37º norte e 37º sul a viticultura não era possível, mas a Vinibrasil [Vinhos do Brasil], mediante um projeto inovador de processo a nível mundial, conseguiu produzir vinhos de qualidade internacional na latitude 8º sul, na zona do sertão, em Pernambuco, no Brasil", disse à Agência Lusa o responsável.

Segundo o empresário, a Vinibrasil - empresa que resultou de uma parceria tecnológica entre a portuguesa Dão Vinhos e a brasileira Expand - investiu oito milhões de euros (R$ 22,3 milhões) entre 2003 e 2006 e vendeu dois milhões de garrafas neste período.

"A empresa Dão Sul iniciou esta aventura, por muitos considerada insensata, ao apostar em um projeto de pesquisa sobre a gestão de rega e o estudo eco-fisiológico da videira em diferentes condições edafo-climáticas", explicou Gomes.

Parceria

O desenvolvimento da produção e comercialização do vinho no Brasil necessitava de um sócio estratégico, escolha que recaiu na Expand, que tem uma forte rede de distribuição no país.

Além disso, a particularidade de ser uma empresa luso-brasileira, instalada no Brasil, fez com que em 2006 dois terços das garrafas vendidas se destinassem ao mercado brasileiro.

A terça parte restante foi exportada para os Estados Unidos, Canadá, Noruega e principalmente para a Ásia (Japão e Xangai), onde há comunidades fortes, com elevado poder de compra e que procuram vinhos de alta qualidade.

"Queremos apresentar uma proposta internacional diferente, que também concorra com os vinhos do Chile e do México", afirmou Gomes.

A atual capacidade de produção total da Vinibrasil está entre oito e dez milhões de garrafas por ano, sendo que a estratégia é de "expansão projetada para médio e longo prazo", disse o empresário.

No Brasil, a empresa luso-brasileira possui dois mil hectares para plantação de vinha, dos quais 200 hectares estão ocupados, sendo as colheitas realizadas duas vezes ao ano. Em breve, a área produção vitivinícola aumentará em mais 200 hectares.

Prêmio

A Vinibrasil recebeu recentemente o prêmio Finep de Inovação Tecnológica na categoria de processo, tendo ficado em primeiro lugar e batido a Motorola, o segundo classificado.

O prêmio da Finep, entidade que tem por missão promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas no Brasil, realizou 677 nomeações de todo o Brasil.

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