CI

Empresas licenciadas pela Embrapa tiveram seu espaço na Agrotins 2019

Sementes Quati, que trabalha com soja convencional, levou para a feira cultivares indicadas para, entre outros estados


Entre as tecnologias expostas pela Embrapa durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) que terminou no sábado, 11 de maio, estavam algumas licenciadas para exploração comercial por empresas privadas parceiras. Como não pode comercializar diretamente seus resultados de pesquisa, a Embrapa seleciona, por meio de edital público, empresas privadas interessadas em colocá-los no mercado. Quatro dessas empresas estiveram na Agrotins 2019.

A Sementes Quati, que trabalha com soja convencional, levou para a feira cultivares indicadas para, entre outros estados, o Tocantins. Segundo Luiz Fiorese, presidente da empresa, “os contatos que nós fizemos aqui vão produzir grandes frutos pra próxima safra”. Ele pretende voltar à região dentro de um mês e meio e considera que “pra nós, foi muito próspera essa estada aqui nessa feira e aqui no estande da Embrapa”. Luiz também é presidente da Fundação Cerrados, formada por 21 empresas cotistas que comercializam sementes de soja da Embrapa.

Outra empresa sementeira que esteve junto com a Embrapa na Agrotins 2019 foi a Brazeiro Sementes. Essa é uma das três empresas que, recentemente, firmou acordo de cooperação técnico-financeira com a Embrapa (veja notícia neste link). Por meio desse acordo, deverão ser investidos anualmente R$ 240 mil para o desenvolvimento de cultivares de arroz adaptadas não apenas ao Tocantins. O acordo, assinado também pela Uniggel Sementes e pela Sementes Simão, tem duração de cinco anos, somando no final desse prazo R$ 1,2 milhão de investimento.

Empresas que voltaram – Duas licenciadas estiveram pela segunda vez no estande da Embrapa na Agrotins. A Coimma apresentou o Balpass, um sistema automático que pesa animais no momento em que passam por uma balança quando vão tomar água. Para Edson Guimarães, gerente comercial de pecuária de precisão da empresa, “pra gente, pra Coimma, é bastante importante essa participação”. Sobre o Balpass, ele entende que “é um produto inovador, muita tecnologia e que criou um conceito de pecuária de precisão no mercado”.

Já a Ikeda mostrou na Agrotins 2019 motossemeadoras de diferentes capacidades – 40L e 60L (veja neste link e neste). Quem esteve representando a empresa foi William Mançano da Silva: “é o segundo ano em que nós fomos convidados pela Embrapa e estamos aqui com bastante disponibilidade”, conta. A empresa esteve na feira no ano passado. Para William, “a experiência foi muito boa e estamos voltando de novo pra termos mais experiências com públicos novos”. Sobre contatos no evento, William relata que “são contatos fortes, pessoal que quer mesmo levar o produto pra casa”.

A Agrotins 2019 aconteceu de 7 a 11 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, na capital tocantinense. A feira é uma realização do Governo do Tocantins. Neste ano, 710 expositores marcaram presença, 30 a mais do que no ano passado. A Embrapa participa desde a primeira edição da Agrotins e, a cada ano, mostra aos visitantes resultados de suas pesquisas tanto no campo como em outras formas de participação, a exemplo de palestras e oficinas. Acesse mais informações sobre a feira no endereço https://agrotins.to.gov.br/.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.