CI

Encontrada raça de mosca branca mais resistente no MT

"A pulverização das lavouras poderá selecionar indivíduos desta raça, tornando mais difícil e mais caro o controle"


Pesquisadores do setor Agrossilvipastoril da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram pela primeira vez a presença da mosca branca (Bemisia tabaci) do biótipo Q em Mato Grosso. De acordo com a Embrapa, essa raça é considerada como invasora no Brasil e é naturalmente mais resistente a uma ampla gama de inseticidas utilizados na agricultura. 

A identificação foi feita em um trabalho coordenado pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Rafael Pitta, com auxílio de alunos de graduação do curso de Agronomia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Essa mosca é um inseto originário da região do Mediterrâneo e foi coletada e identificada pela primeira vez no Brasil no fim de 2013 por um grupo de pesquisadores em lavouras no Rio Grande do Sul. 

O especialista afirmou que a iniciativa surgiu após a identificação de mosca branca em plantações de flores do estado de São Paulo e, como aquelas plantas são transportadas para vários estados do País, seria possível que a praga também fosse levada para outros lugares. Para fazer a identificação, os pesquisadores coletaram amostras em tomateiro, hibisco, rabo de gato, trombeta de anjo e lantana em uma floricultura e nos jardins das próprias residências. 

“Como esta raça é resistente a uma gama de inseticidas, a pulverização das lavouras poderá selecionar indivíduos desta raça, tornando mais difícil e mais caro o controle da mosca branca. O exagero nas aplicações aumenta a pressão de seleção desta raça, favorecendo o estabelecimento dela nas lavouras. O melhor a fazer é monitorar a lavoura e somente aplicar o inseticida quando a infestação atinge o nível de dano”, diz Pitta. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.