CI

Encontro com extrativistas visa ampliar alcance das políticas públicas do Governo Federal

A expectativa é expandir o alcance da PGPM-Bio, a partir da inclusão socioprodutiva de extrativistas da região


Com o objetivo de ampliar o acesso de extrativistas às políticas do Governo Federal, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promove, nestas terça (29) e quarta-feira (30), em Pirenópolis, o encontro Desafios para Implantação da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). A reunião é aberta a pequenos produtores da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal.

A expectativa é expandir o alcance da PGPM-Bio, a partir da inclusão socioprodutiva de extrativistas da região, além de fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e o poder público de maneira integrada com a agenda socioambiental. Também é uma oportunidade para a Companhia mapear dificuldades e buscar soluções, inclusive junto aos órgãos parceiros, visando o maior alcance da Política. Por meio da PGPM-Bio extrativistas individuais ou organizados em associações e/ou cooperativas recebem um bônus na venda do produto coletado nas florestas quando comprovam que o negócio foi realizado por um preço inferior ao mínimo.

No primeiro dia do encontro, os participantes conhecerão os requisitos necessários para acessar a Política, desde a documentação até as condições de mercado. Os extrativistas conhecerão também outras modalidades de apoio à comercialização de produtos extrativos, como as compras públicas e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Já no segundo dia, os extrativistas poderão tirar dúvidas com relação à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). Com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae/GO), também será promovido um Encontro de Negócios, para aproximar potenciais compradores e fornecedores de produtos extrativos.

O encontro é realizado pela Conab por meio da Superintendência Regional do Distrito Federal e Entorno, com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), do Sebrae/ Go e do Sebrae/ DF.

Serviço:
Desafios para Implantação da PGPM-Bio 
Local: Pousada Al Castello Di Giulietta e Romeo - Rua Cedro, nº 32, Residencial Santa Luzia. Pirenópolis/Goiás
Dia: 29 e 30 de agosto
Horário: dia 29/08 - de 13h30 às 18h
dia 30/08 - de 9h às 12h

Fonte: Gerência de Imprensa da Conab
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6389

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.