CI

Encontro de Agricultoras no TO incentiva aquisição de linhas de crédito

Raquel Santori deu detalhes do acesso ao PNCF - Programa Nacional de Crédito Fundiário


O acesso as políticas públicas e as linha de crédito para as mulheres da agricultura familiar foram destacadas no segundo dia do III Encontro das Agricultoras Familiares, que ocorreu na tarde dessa quarta-feira, dia 27, no auditório da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, em Palmas. A chefe do gabinete da Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, Raquel Santori explicou, em detalhes, como acessar o PNCF – Programa Nacional do Crédito Fundiário e as políticas públicas do Governo Federal.


“É preciso incentivar, cada vez mais, a inclusão das mulheres nas ações de melhorias que possam promover melhoria na qualidade de vida. Enquanto os homens recebem R$ 84,00 por mês, as mulheres recebem apenas R$ 9,00”, destacou Raquel, acrescentando que as mulheres precisam buscar sua autonomia por meio dos seus direitos civil, jurídico, acesso a terra, recursos naturais, à produção, a organização social e econômica. “É com essas ações importantes que faremos a mudança no meio rural”, reforçou.

A agricultora familiar do Assentamento Renascer , município de Porto Nacional, Meluzina Matos, falou das conquistas alcançadas pelas linhas de créditos, nos últimos anos, na sua comunidade. O assentamento é um dos primeiros a ser implantados no Estado e conta com uma estrutura exemplar. A associação integra nove famílias agricultoras no plantio de banana, mandioca, milho e feijão. Cada família possui 20 hectares. “As linhas de crédito que conseguimos nos ajudaram muito, pois agora estamos colhendo os frutos, com as vendas dos produtos”, disse.

A produção do assentamento gera economia para as famílias e a comercialização é animadora. “Três vezes por semana vendemos 15 caixas de mandioca e 100 caixas de banana por semana, nos estabelecimentos comerciais de Porto Nacional e Palmas. A nossa expectativa é adquirir ainda mais linhas de crédito para aumentar nossa produção”, declarou a produtora.

A produtora e presidente da Associação de Marianópolis, Carmosina Parente, ainda não teve acesso as linhas de crédito. A associação tem apenas um ano de implantação. “Nós ainda não tivemos acesso ao crédito, por ser uma associação criada recentemente, mas acreditamos que vamos conseguir e em breve começar a produzir. A nossa ideia é iniciar com o cultivo de hortaliças”, projetou.


Palestra Show

Outro grande sucesso do evento, foi a palestra show com o especialista em Empreendorismo, Iranilson Mota, que iniciou a apresentação com músicas de raízes, levantando os ânimos das mulheres agricultoras. Em sua explanação, Mota falou com muito humor sobre a produção na agricultura familiar de forma sustentável. “Essa é uma maneira de repassar conhecimento, integrando a alegria e a informação. Entendo que desta forma elas possam assimilar melhor os conceitos de sustentabilidade”, enfatizou.

Palestras

Durante a programação, também foram ministradas palestras sobre a Lei Maria da Penha e Reaproveitamento dos Alimentos e Plantas medicinais e não medicinais.

Programação

A programação do III Encontro das Agricultoras Familiares continua nesta quinta-feira, 28, último dia do evento. Entre as atrações, palestras voltadas para Políticas Públicas da Sociobiodiversidade; Seguro Social; Primeiros Socorros; o Papel das mulheres na luta contra as drogas; Incêndios Florestais; Conhecendo seus direitos; Sexualidade Humana; Associativismo e, encerrando o evento com a palestra “Eu, o outro e o mundo”, com a psicóloga, Bianca Zortéia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.