Agronegócio

Encontro de Lideranças e Integração das Agricultoras é realizado em Arroio do Tigre

O evento foi promovido pela Associação das Agricultoras e Emater/RS-Ascar, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura de Arroio do Tigre.
Por:
603 acessos

Foi realizado na sexta-feira (17/06), no Salão Paroquial Católico, a sexta edição do Encontro de Lideranças e Integração das Agricultoras de Arroio do Tigre. O evento foi promovido pela Associação das Agricultoras e Emater/RS-Ascar, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura de Arroio do Tigre. O Encontro é voltado à Diretoria da Associação das Agricultoras, assim como as diretorias dos 20 grupos de mulheres das localidades do interior do município, com vistas a fortalecer a mulher rural, assim como incentivar a participação efetiva das mulheres, tanto nas propriedades rurais, quanto nas formas de organização de suas comunidades, município e região, a fim de contribuir para autoestima e melhoria da qualidade de vida das agricultoras e de suas famílias.

As atividades iniciaram ainda no período da manhã com a palestra ministrada pela fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Lagoão, Luciana Souza da Costa, que falou às presentes sobre ?A arte de liderar com excelência". Também foi realizada a oficina "Mova-se: consciência corporal", orientada pelo professor de educação física, especialista em Intervenções em Saúde Coletiva e oficineiro do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Casa da Família, de Arroio do Tigre, Gilson Machado, e pela pedagoga e pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Darcieli Gomes. 

No período da tarde o público pôde acompanhar a indicação das representantes de cada um dos 20 grupos de mulheres agricultoras para composição da Diretoria e Conselho Fiscal da entidade, bem como a eleição. Na ocasião, foram eleitas para o mandato de dois anos (junho/2016 a junho/2018), para presidente e vice-presidente, respectivamente, da Associação, Ester Marli Morsch Konzen, representante do Grupo de Morro da Lentilha, e Jaqueline Pappis Brixner, de Linha São Pedro. As agricultoras Marielda de Almeida e Madalena Folmer como primeira e segunda secretária; Iria Zahn Schneider e Marlene Becker eleitas para primeira e segunda tesoureira. Já o Conselho Fiscal contará com Cristiane Wappler, Beloni Schneider e Marlene Seibert como titulares e Márcia Miranda, Elenara Machado e Janete Hackenhaar como suplentes.

Segundo a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Daniele Centa, a votação para Diretoria e Conselho Fiscal da Associação das Agricultoras é realizada através da indicação do nome de uma sócia por grupo de agricultoras, com posterior votação individual pelas associadas, tornando a eleição participativa e democrática. "Assim, 12 dos 20 grupos de mulheres terão o compromisso de dar continuidade às atividades desenvolvidas pela Associação nos próximos dois anos, entre elas a organização do Sétimo Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar do Centro Serra, que ocorrerá em outubro em Arroio do Tigre, e o 25º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra, que ocorrerá em março de 2017, no município", explica. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink